WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
13.8 C
Limeira
21/07/2024

Exposições para visitar em julho

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img



Este mês conta com exposições diversas espalhadas pela cidade, abrangendo sociedade, intervenções, ciências e história. São apoiadas e promovidas pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

A Biblioteca Municipal traz “Os Invisíveis”, que reflete sobre a invisibilidade social. Já a Oposta Espaço Inventivo abre no dia 13 de julho a exposição “Ocupa Limeira”, com intervenções contemporâneas.

O Centro de Ciências e Cultura traz ensinamentos através das mostras  “Leonardo da Vinci – As Maravilhas Mecânicas” e “Biodiversidade e Saúde”. A Gruta da Paz expõe sua história em “Gruta da Paz e Sua História”. E o Museu Major José Levy Sobrinho apresenta “As Festas Juninas e Suas Tradições” e “Limeira, Uma Cidade Entre Séculos”.

Confira os horários de visitação:

 

Exposição: Os Invisíveis

Até 31 de julho, de segunda a sexta, das 8h às 17h; às quartas-feiras até às 19h – Biblioteca Municipal Professor João de Souza Ferraz

A exposição traz a valorização e conscientização de classe através de trabalhadores que por vezes se mostram invisíveis aos olhos da comunidade por serem consideradas profissões subvalorizadas. Se busca provocar reflexões e questões a respeito da invisibilidade social e criticar os que se aproveitam dela. Cinco artistas expõem suas particularidades e, em conjunto, se somam em uma exposição de grande impacto visual e social. A mostra apresenta a visão de invisível dos artistas João Caetano Assis Bellão retratando os magarefes e catadores de recicláveis, Eduardo Salzane – Operários, Breno Ferreira – Coveiros, Pedro Lemos – Trabalhadores Rurais e Felipe Malavasi trazendo seu olhar sobre os faxineiros urbanos.

Entrada: Gratuita.

Classificação: Livre.

Realização: MaBê Cultural, através da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

 

Exposição: As Festas Juninas e Suas Tradições

Até 31 de julho, de segunda a sexta, das 13h às 17h – Museu Major José Levy Sobrinho

A exposição celebra as festas que ocorrem em todas as regiões do Brasil durante o mês de junho, contando um pouco dessa história, que tem sua origem em celebrações pagãs de tempos remotos. 

Entrada: Gratuita.

Classificação: Livre.

 

Exposição: Ocupa Limeira

Abertura na quinta-feira (13), às 14h – Oposta Espaço Inventivo

Visitação até 4 de agosto, das 14h às 18h

A exposição é composta por obras inéditas desenvolvidas dentro da pesquisa de artistas participantes do projeto Ocupa Limeira, que fazem intervenções contemporâneas de obras de arte. As intervenções se desdobram entre pintura, instalações de objetos, poesias, bordado livre em grande suporte, lambe-lambe dentre outras técnicas. A curadoria é de Fernando Pimentel/Tosko que é artista, produtor cultural e professor de artes.

Entrada: Gratuita.

Classificação: Livre.

Realização: Projeto contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil e Prefeitura de Limeira, através da Secretaria de Cultura.

 

Exposição: Leonardo da Vinci – As Maravilhas Mecânicas

De segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 16h45 – Centro de Ciências e Cultura “Professor Osvaldo Roberto Leite”

A exposição vem exemplificar, por meio de alguns dos projetos de Da Vinci, como a sua visão foi revolucionária. É dividida em quatro áreas, simbolizadas pelos elementos da natureza (ar, água, fogo e terra), apresentando maquetes, textos e imagens que justificam sua fama de um dos maiores gênios da humanidade.

Agenda para visitas de escolas: 3444-7893.

Entrada: Gratuita.

Classificação: Livre.

Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e M.A.S.T. – Museu de Astronomia e Afins.

 

Exposição: Biodiversidade e Saúde

De segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 16h45 – Centro de Ciências e Cultura “Professor Osvaldo Roberto Leite”

A mostra aborda a vasta biodiversidade do país, já que uma a cada cinco espécies existentes no mundo vive no Brasil. A exposição provoca reflexões sobre as relações entre a biodiversidade, a saúde e suas perspectivas socioambientais, convidando o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia, além de conhecer mais sobre os biomas brasileiros e refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Também traz um jogo da memória com informações sobre espécies brasileiras ameaçadas de extinção e uma atividade interativa sobre as relações ecológicas que acontecem no ambiente da floresta.

Agenda para visitas de escolas: 3444-7893.

Entrada: Gratuita.

Classificação: Livre.

Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e Museu da Vida – Fundação Oswaldo Cruz

 

Exposição de Longa Duração: Limeira, Uma Cidade Entre Séculos

De terça a sexta-feira, das 9h às 17h – Museu Major José Levy Sobrinho

A exposição apresenta ao público uma visão das variadas dimensões que formam a identidade limeirense, tendo como eixo central a vida na cidade. Cada sala reflete uma dinâmica que se desdobra da convivência comunitária: o viver na cidade e seus temas correlatos; o âmbito doméstico e o morar; os ofícios e a industrialização; as dimensões políticas; e as relações entre saúde e educação. Com o objetivo de despertar o interesse pela história da cidade de Limeira, proporciona uma percepção crítica e sensível da realidade histórica e, ainda, busca estabelecer relações de diálogo com os diversos públicos, e promove a ressignificação acerca das obras observadas pelos participantes dos grupos.

Agendamento de grupos: agendamento.museu@limeira.sp.gov.br

Entrada: Gratuita.

Classificação Livre.

Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

 

Exposição: Gruta da Paz e Sua História

De segunda a sexta, das 9h às 11h e das 12h às 17h; e sábado das 9h às 13h – Gruta da Paz

Construída entre 1919 e 1920 e reinaugurada em julho de 2017 pela Prefeitura Municipal de Limeira, o local que passou por reformas e revitalização, se destaca como um dos principais cartões postais da cidade. Marcando a reabertura deste espaço, o Museu Major José Levy Sobrinho preparou a exposição “Gruta da Paz e sua História”, que procura por meio de imagens e fotos do passado, contar um pouco de sua rica história e de sua trajetória marcante para a sociedade e para a cultura de Limeira e região.

Entrada: Gratuita.

Classificação: Livre.

Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.



Informações da PML

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading