WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
21 C
Limeira
16/07/2024

Estudo mostra Limeira com menores taxas de homicídios no país e Estado

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img



A taxa de homicídios de Limeira está situada entre as mais baixas do país e do Estado no ranking dos 319 municípios brasileiros com população superior a 100 mil habitantes. 

A informação faz parte do relatório do Atlas da Violência 2024, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), uma fundação vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento.

O Atlas, que acaba de ser divulgado, é uma parceria do Ipea com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Os números são captados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), ambos do Ministério da Saúde. 

A estatística corresponde a 2022 – conforme metodologia utilizada para o estudo.

No contexto nacional, Limeira está entre as 24 cidades com menor taxa entre os 319 municípios. A taxa de Limeira é de 6,9 homicídios para cada 100 mil habitantes. Em 2022, Limeira registrou 20 homicídios, mostram as estatísticas. 

No filtro do Estado de São Paulo, Limeira está entre as 13 cidades (entre os municípios acima de 100 mil habitantes) menos violentas. 

No universo das regiões metropolitanas de Campinas e Piracicaba, Limeira só fica atrás de Valinhos entre as menos violentas, cidade que registrou taxa de 6,3 homicídios a cada 100 mil habitantes. 

A taxa de Limeira (6,9) é bem menor da do país, que é de 21,7 homicídios a cada 100 mil habitantes. E praticamente idêntica a do Estado, que é de 6,8 homicídios a cada 100 mil habitantes. São Paulo, aliás, está situado como o Estado menos violento do país.

Em 2022, foram contabilizados 46.409 assassinatos no Brasil, sendo que 3.212 ocorreram no Estado de São Paulo. 

AÇÕES E ESTRUTURA

O bom resultado de Limeira pode ser explicado pelas ações realizadas pela atual administração desde 2017. Já no primeiro ano de governo, o prefeito Mario Botion criou o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que reúne forças policiais da cidade, secretarias municipais e a sociedade civil, por meio dos Conselhos de Segurança (Conseg). 

O objetivo foi integrar as Polícias Civil e Militar (corporações do Estado) com a Guarda Civil Municipal (GCM). 

Ao longo das duas gestões do atual prefeito, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil teve ganhos em estrutura, tanto em relação a efetivo quanto em equipamentos. 

O quadro da GCM foi ampliado com a convocação de candidatos aprovados em concursos, enquanto que a Defesa Civil praticamente triplicou o seu efetivo.

Além disso, houve reforço com relação a equipamentos, como armamentos e também em uso de inteligência, como a recente ampliação da muralha digital.

Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, avalia o resultado do Atlas como muito positivo para o município. “Quando constatamos a colocação de Limeira no estudo, vemos os números como reflexo direto do trabalho de todo o governo, além das demais forças policiais”. 

É algo que mostra que estamos no caminho certo neste importante quesito envolvendo a segurança pública. A redução de homicídios é sempre muito positiva”, observa a vice-prefeita Erika Tank. 

Nesses quase oito anos de governo, estivemos sempre atentos e proativos com relação à segurança pública. Não existe violência maior do que o assassinato, daí o nosso objetivo seria zerar as mortes”, diz o prefeito Mario Botion. “Porém, a colocação de Limeira nos cenários nacional e do Estado servem como combustível para continuarmos trabalhando cada vez mais”, complementa. 



Informações da PML

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading