WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
13.3 C
Limeira
16/07/2024

Biblioteca Pedagógica inicia acervo com foco em educação ambiental

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img



A Biblioteca Pedagógica, instrumento da Secretaria de Educação, está ampliando o acervo de literatura infantojuvenil com livros sobre o meio ambiente e educação ambiental. A intenção é sensibilizar os estudantes sobre a importância da natureza, viabilizando meios para expandir as possibilidades de construção de conhecimento. 

O objetivo é formar um acervo voltado para a educação ambiental, possibilitando aos alunos conhecerem assuntos complexos de forma lúdica, assim como, despertá-los para a formação crítica e leitora. 

Além disso, a biblioteca tem o propósito de garantir ao público, especialmente às crianças e aos adolescentes, maior diversidade literária, e os livros de literatura são sempre um caminho para a abordagem de temas distintos de forma didática, leve e divertida, facilitando a conscientização das crianças sobre pautas atuais a fim de oportunizar o aprendizado, colaborando com o desenvolvimento da consciência para que compreendam a necessidade de defenderem a sobrevivência do planeta. O intuito é transformar o cuidado com o planeta Terra em parte da vida cotidiana. 

O acervo literário com foco em educação ambiental tem início com a doação de 300 livros da coleção Manual dos Bichos, uma série que tem a intenção de apresentar 27 animais de cada bioma nacional. Os livros, com autoria e ilustrações de Manu Alves e Rafa Mayer, apresentam a riqueza da fauna e dos biomas brasileiros: Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado. O primeiro livro publicado foi o Manual dos Bichos – Pantanal, seguido dos outros títulos Mata Atlântica, Caatinga e, em julho deste ano, será publicado o Manual dos Bichos – Cerrado. A coletânea ainda terá as obras dos demais biomas: Pampa, com previsão para novembro de 2024, e Amazônia, para o primeiro semestre de 2025.

Os livros apresentam uma diversidade de animais desconhecidos da fauna brasileira como, por exemplo, o colhereiro, ave pantaneira que tem esse nome devido ao bico em formato de colher. A proposta dos livros é possibilitar o acesso às informações, a partir de ampla pesquisa científica e referências visuais, sobretudo, fotografias da fauna e flora dos diferentes biomas brasileiros.

A Emeief Profª Maria Ap. De Luca Moore foi contemplada, por meio deste projeto de aquisição da coleção Manual dos Bichos, com 180 livros com os títulos dos biomas Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga. As obras estão sendo trabalhadas em projetos de leitura na escola e na biblioteca e, a partir da ampliação de repertório, os estudantes estão produzindo material para a Feira do Conhecimento, que acontecerá nos dias 28 e 29 de junho na unidade escolar, bem como, todo o material da 3ª edição do jornal da Biblioteca Pedagógica, publicação especial sobre o meio ambiente.
 
SOBRE OS ARTISTAS
Manu Alves
Manu é artista visual e escritora, cursou a Escola de Belas Artes da UFRJ, entre 2008 e 2011. Além de ser uma contadora de histórias nata, é autora dos livros da coleção Manual dos Bichos e de outros que ainda lançará. Desde 2017, atende clientes em seu estúdio de criação chamado Manual Design, oferecendo pinturas artísticas, ilustrações e papéis de parede para os mais diversos projetos. Quando cresceu, Manu levou consigo algumas coisas de quando era pequena: o amor pela natureza, a imaginação de criança e uma vontade enorme de fazer coisas pra compartilhar conhecimento e felicidade.
 
Rafael Mayer
É artista visual, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da UFF. Engenheiro florestal, formado pela UFRRJ, artista hiperativo, cheio de emoção, e designer de coração. Desenvolve trabalhos em ilustração e design no estúdio de criação Manual Design, ao lado de Manu Alves. Juntos, publicaram os livros da coleção Manual dos Bichos. 



Informações da PML

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading