WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
16.2 C
Limeira
22/07/2024

Investimento em Segurança Pública garante aquisição de 119 câmeras e reformulação do Centro de Operações da GCM

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img







Investimento em Segurança Pública garante aquisição de 119 câmeras e reformulação do Centro de Operações da GCM

O prefeito Mario Botion e a vice-prefeita Erika Tank estiveram na manhã desta quarta-feira (12) na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira para conhecer o novo Centro de Operações Integradas (COPI) e as melhorias implantadas na Muralha Digital, que acaba de ganhar 119 câmeras. O investimento na reformulação do sistema de monitoramento é de R$ 19 milhões, com recursos do próprio município. O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, e o vereador Elias Barbosa acompanharam a visita.
 
 Botion destacou os investimentos realizados ao longo dos anos na área de Segurança Pública e falou das perspectivas com a reformulação da Muralha Digital. “Temos 119 câmeras novas, dobrando a capacidade de monitoramento”, afirmou. “O COPI conta agora com tecnologia de ponta, com um sistema mais moderno e eficiente, que irá melhorar a segurança e a qualidade de vida dos nossos munícipes”, completou. 
 
 A ampliação e reformulação da Muralha Digital, conforme Erika Tank, permitirá estender o monitoramento das principais vias de entrada e saída da cidade para as vias internas, como o Anel Viário, a região central (Praça Toledo de Barros, Rua Santa Cruz, Rua Dr. Trajano de Barros Camargo) e o Viaduto Jânio Quadros. “Trata-se de um grande avanço tecnológico, que tornará nosso município referência para todo o país”, citou. Para tanto, os dispositivos irão captar imagens de 225 faixas de rolamento, 24 horas por dia. Caso algum veículo furtado ou roubado passe por um dos pontos monitorados, uma mensagem de alerta será automaticamente enviada ao COPI, que a partir daí, iniciará o trabalho de interceptação. 
 
 A grande vantagem desse novo sistema é o monitoramento por vídeo – o anterior fazia apenas o registro fotográfico. Além disso, as câmeras são inteligentes, permitem a leitura da placa dos veículos e apresentam atributos de reconhecimento facial. Todas as informações ficarão armazenadas em servidores e poderão ser consultadas posteriormente, auxiliando no trabalho de investigação e solução de delitos. 
 
 COPI
 

O novo COPI recebeu dez novos monitores e o acesso ao local só é liberado por biometria facial, segundo o assessor especial em Gestão Pública da pasta, Mateus Pastori Vantini. 
 
 A partir do “upgrade” do COPI e da Muralha Digital, segundo Vantini, será possível a conexão a quatro sistemas operacionais de Segurança Pública, o Brasil M.A.I.S., o Córtex, o Sinesp Cad e a Muralha Paulista. Com isso, os GCMs terão acesso a grande volume de informações para averiguar, com precisão e de maneira atualizada, o perfil de indivíduos suspeitos ou detidos. 
 
 Para tanto, o secretário de Segurança Pública destacou que todas as viaturas já estão equipadas com tablets conectados à rede. Em caso de necessidade, ele informou que os próprios GCMs poderão levantar informações criminais, inclusive de outros estados. “Estamos investindo em recursos tecnológicos para buscar a redução dos índices de criminalidade”, frisou Marchi. 
 
 

Entenda a função de cada sistema operacional de conexão à Muralha Digital: 
 
 – Brasil M.A.I.S. (Meio Ambiente Integrado e Seguro): ferramenta de monitoramento via satélite do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenado pela Polícia Federal, que fornece imagens em alta resolução de todo o Brasil. É capaz de emitir alertas automáticos de desmatamento, incêndio e plantio de culturas ilícitas.
 
 – Córtex: plataforma de integração das forças de segurança pública do país, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas. Dispõe de informações atualizadas sobre mandados de prisão, boletins de ocorrência, histórico criminal de pessoas detidas, acesso ao cadastro nacional de foragidos, entre outros. 
 
 – Sinesp Cad (Central de Atendimento e Despacho): permite a integração do atendimento da GCM a outros órgãos emergenciais (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Samu, etc.), otimizando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta até o local da ocorrência. Pela ferramenta, o COPI tem acesso ao nome de todos os ocupantes da viatura, qual o tempo de deslocamento até a ocorrência, qual a região do autor da chamada ao 153, etc. 
 
 – Muralha Paulista: ferramenta da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo para combate ao crime organizado. Permite a interligação de câmeras de segurança do estado, de municípios e da polícia para monitorar a movimentação de veículos suspeitos ou procurados pela Justiça. Ao todo, já são aproximadamente 8 mil câmeras ativas.







Informações da PML

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading