WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
17.8 C
Limeira
21/06/2024

Secretaria de Cultura oferece 230 vagas em oficinas culturais

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img







Secretaria de Cultura oferece 230 vagas em oficinas culturais

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, abre, no dia 1º de julho, as inscrições para as oficinas culturais gratuitas do segundo semestre. São oferecidas 230 vagas nas modalidades de moda, artesanato, dança, fotografia, literatura, maquiagem, arte e música. 

As atividades abrangem diversas faixas etárias, iniciando aos 4 anos, e acontecem na Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea).

Os interessados devem se inscrever pessoalmente na Emcea, de segunda a sexta, das 9 às 12h e das 13h às 17h30. Pessoas com menos de 18 anos devem estar acompanhadas pelo responsável. As vagas são garantidas por ordem de chegada e finalizam conforme o preenchimento da turma. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3441-5493.

Confira os detalhes das oficinas culturais:

 

O F I C I N A S   C U L T U R A I S  .  2024

 

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

Inscrições: ……………………… A partir de 1 de julho

Horário: ………………………….. Segunda a sexta-feira – 9h às 12h e das 13h ás 17h30

 

MODA 

OFICINA DE MODA: VITRINE: DO ENCANTAMENTO AO LUXO – 30 vagas (15 por turma)

Coordenação: Mylena Arruda

Turma 1 

Período: 15 a 31/07 – segundas e quartas-feiras – 18h30 às 21h00

Turma 2

Período: 16/07 a 01/08 – terças e quintas-feiras – 18h30 às 21h00

Público-Alvo: Interessados a partir de 16 anos

 

A oficina desenvolve habilidades para criar uma vitrine personalizada e cheia de identidade. A vitrine é o primeiro contato com a loja, se você quer que o seu cliente se conecte e se identifique com os seus os seus produtos, ferramentas do Visual Merchandising são essenciais para começar a estrategizar a comunicação visual desse espaço. Esta atividade tem a finalidade de desenvolver o profissional para atuação autônoma e empreendedora nas diversas realidades comerciais da atualidade.

 

Mylena Arruda é Jornalista, Consultora de Imagem, Analista de Coloração Pessoal e Docente de Moda em cursos livres e de nível técnico no SENAC. Especialista em Design de Produtos de Moda pelo SENAI CETIQT, com experiência editorial em mercado de luxo, hoje atua com a educação e comunicação da imagem, promovendo autoconhecimento, empoderamento e liberdade na composição da identidade visual.

 

O F I C I N A S   C U L T U R A I S  .  2024

PROGRAMAÇÃO 2º SEMESTRE

 

Inscrições: ……………………… A partir de 1 de julho

Horário: ………………………….. Segunda a sexta-feira – 9h às 17h30

 

ARTESANATO 

OFICINA DE ARTESANATO: ENTRELAÇANDO CRIATIVIDADE COM MACRAMÊ – 15 vagas

Coordenação: Aline Savazzi

Período: 27/08 a 29/10 – terças-feiras – 19h às 21h

Público-Alvo: Interessados, a partir de 16 anos

Nesta oficina os participantes terão a oportunidade de aprender pontos, realizar combinações e criar peças exclusivas, que podem ser decorativas ou utilitárias, como hangers para plantas, paineis, toalhas e mais.

Aline Savazzi é formada em Educação Física. Professora de Balé, Jazz e Dança Contemporânea há 20 anos. Atua como professora de ginástica, pilates, yoga e exercício funcional, realizando atendimentos em grupo e particular. Participou de cursos e workshops por todo o Brasil.

 

ARTES PLÁSTICAS | PINTURA 

OFICINA DE PINTURA EM TELA COM TINTA ACRÍLICA – 30 vagas (15 por turma)

Coordenação: Neuza Tamashiro

Período: 15/08 a 07/11 – quintas-feiras

Turma 1: 8h30 às 10h30

Turma 2: 15h00 às 17h00 (exceto 12/9 – não haverá aula)

Público-Alvo: Crianças, com idade entre 9 a 14 anos

As atividades com tinta possibilitam que a criança descubra um mundo cheio de cores, linhas, formas e sentimentos. Na pintura em tela, serão usadas várias maneiras para construir uma imagem, trabalhando a imaginação e criatividade, por meio de desenhos e muitas cores.

Neuza Tamashiro é artista plástica e professora de técnicas de Artes Plásticas há mais de 20 anos em Limeira. Aborda temas suaves da botânica, da fauna e de características Japonesas. Participou de mostras em toda a região e recentemente foi professora da marca E_CRAF em eventos de Artesanato, como a Mega Artesanal em São Paulo.

 

DANÇA

OFICINA: OS PRIMEIROS PASSOS DO BALÉ – 45 vagas (15 por turma)

Coordenação: Aline Savazzi

Período: 06/08 a 29/10 – terças-feiras

Turma 1: 9h às 10h

Turma 2: 16h30 às 17h30

Turma 3: 18h às 19h

Público-Alvo: Crianças, com idade entre 4 a 6 anos

Através dos movimentos leves e expressivos, o participante potencializa aspectos físicos, cognitivos e sociais. Nesta oficina, serão propostos jogos, brincadeiras e atividades dirigidas, abordando o ensino do Balé Clássico e diferentes manifestações da cultura corporal de movimentos para se vivenciar a dança de forma global em todas as suas potencialidades.

Aline Savazzi é formada em Educação Física. Professora de Balé, Jazz e Dança Contemporânea há 20 anos. Atua como professora de ginástica, pilates, yoga e exercício funcional, realizando atendimentos em grupo e particular. Participou de cursos e workshops por todo o Brasil.

 

OFICINA DE DANÇA – STILETTO: DIVAS NO SALTO – 15 vagas

Coordenação: Gisele Barana

Período: 12/09 a 28/11 – quintas-feiras – 19h às 20h30

Público-Alvo: Interessados, a partir de 16 anos.

O Stiletto, assim como as outras modalidades de dança, traz diversos benefícios ao corpo. Estilo que melhora a postura e o equilíbrio, além de promover um trabalho muscular em todo o corpo. Nesta atividade os participantes aprenderão a caminhar e dançar no salto alto, através de coreografias de grandes musicais da Broadway.

Gisele Barana é Professora de danças entre elas no estilo (flamenco, musical jazz Broadway, sapateado, ballet, dança de rua, dança flamenca, personal trainer e pilates bola solo), além de bacharel em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba. Possui cursos de especialização na área realizados no Brasil e exterior.

 

OFICINA DE DANÇA DE SALÃO: INTRODUZINDO O BOLERO – 20 vagas (10 casais)

Coordenação: Grazi Mendes

Período: 29/08 a 28/11 – quintas-feiras – 19h às 20h30

Público-Alvo: Interessados, a partir de 16 anos

Um ritmo de dança elegante e romântico, o Bolero é uma das principais danças de salão. Os participantes aprenderão os passos básicos desse ritmo.

Grazi Mendes é formada em Balé Clássico, Jazz e Dança de Salão. Iniciou na dança aos 4 anos e desde então fez diversos cursos para aprimoramento. Ministrou aulas de Ballet, Jazz, Ritmos (axé, funk pop) e vários ritmos da Dança de Salão.

 

OFICINA: A DANÇA DO VENTRE E SEUS BENEFÍCIOS – 15 vagas

Coordenação: Maitê Voigt

Período: 10/09 a 26/11 – terças-feiras – 19h às 20h30

Público-Alvo: Interessados, a partir de 16 anos

A atividade vai iniciar os participantes na Dança do Ventre. Através de movimentos de quadril, tronco, mão e braços, a dança do ventre auxilia na coordenação motora e tônus muscular de quem a pratica. Além dos benefícios psicológicos, sua prática eleva a postura e gera um maior entendimento do corpo, trazendo melhorias na rotina e conexão mente e corpo.

Maitê Voigt é Diretora, Bailarina, Professora e Coreógrafa, além de ministrar aulas particulares na área. É também proprietária do Núcleo Tendas em Limeira, que oferece aulas de Dança do Ventre, Danças Árabes Folclóricas e Danças Ciganas. Participou de diversas aulas, workshops e cursos de especialização em busca de aperfeiçoamento com mestres nacionais e internacionais. Iniciou neste ano, pós graduação em Lato Sensu em Dança Terapia, pela instituição Faculeste. 

 

FOTOGRAFIA

OFICINA: FOTOGRAFIA SOCIAL – ETERNIZANDO MOMENTOS – 15 vagas

Coordenação: Tiago Degaspari

Período: 13/08 a 29/10 – terças-feiras – 18h30 às 20h30

Público-Alvo: Interessados na área, com câmeras fotográficas a partir de 16 anos

Eternizar momentos é um desafio para os fotógrafos, e essa oficina vem justamente para expor conceitos e técnicas que facilitem os trabalhos sociais nas diversas vertentes da área: de casamentos à aniversários, de eventos empresariais à festas familiares, contribuindo diretamente na construção de memória pessoal, familiar ou social.

Tiago Degaspari é formado em Fotografia pela UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba. Ex-Docente do curso Técnico de Fotografia do SENAC Piracicaba. Vanguardista na fotografia, participou de exposições nacionais e internacionais, além de autor de três livros, sendo eles: Passarinhar em Iracemápolis, BH Nossa Natureza e “Inspira Cacau”, lançado em outubro/22, em São Paulo.

 

LITERATURA

OFICINA: ESCRITA CRIATIVA PARA CRIANÇAS: LIBERANDO A IMAGINAÇÃO – 15 vagas

Coordenação: Denise Aparecida da Silva

Período: 12/9 a 28/11 – quintas-feiras – 19h às 20h

Público-Alvo: Crianças, com idade entre 8 a 12 anos

A partir da leitura e do debate, sobre as temáticas abordadas nas obras apresentadas e lidas, bem como sobre as estruturas narrativas utilizadas, os participantes serão convidados a exercitarem a sua escrita com base em algum aspecto importante do texto lido, a fim de auxiliar tanto em seu desenvolvimento psicológico como em sua afinidade com a leitura-escrita.

Denise Aparecida da Silva é graduada em Letras e mestra em Linguística Textual pela UNICAMP. É idealizadora, professora e revisora de textos no Orienta Redação; e escritora, tendo como textos publicados: o romance “Toda a água dentro da gente” na Editora Patuá, o conto “A Bolha” na Revista Contos de Samsara (6ª edição) e o poema “A Lua” na Revista Desvario.


MAQUIAGEM 

OFICINA DE MAQUIAGEM ARTÍSTICA: ARTE NO ESPELHO – 15 vagas

Coordenação: Well Bazílio

Período: 12/09 a 28/11 – quintas-feiras – 18h30 às 20h30

Público-Alvo: Interessados, a partir de 14 anos

Oficina destinada para artistas cênicos ou entusiastas da área da maquiagem, profissionais da estética, proporcionando a estes, uma imersão profunda nos conceitos, técnicas e estilos que transformam rostos em verdadeiras telas de expressão, descobrindo como cada traço, sombra e cor podem contar histórias extraordinárias.

Well Bazílio é Ator, Bailarino, Figurinista e Maquiador, possui formação técnica em Artes Dramáticas pelo SENAC-SP. Realiza diversos trabalhos nessas áreas para a Encante-se Personagens V e também do Grupo Levitar de Teatro em Limeira. É proprietário da empresa Entrelace Ateliê de Costura e Maquiagem.

 

MÚSICA

OFICINA: DESENVOLVENDO RITMOS NO CAJÓN – 15 vagas

Coordenação: Marcos Lima

Período: 19/08 a 25/11 – segundas-feiras – 19h às 20h30

Público-Alvo: Interessados, a partir de 14 anos, com o instrumento proposto

Esta oficina visa o desenvolvimento rítmico no instrumento “Cajón”. Desenvolver a introdução à leitura rítmica em forma de partituras e aplicação sonora, explorando as possibilidades do instrumento. Aplicação rítmica em ritmos brasileiros.

Marcos Lima é músico e luthier. É oficineiro de instrumentos musicais, com ênfase em reaproveitamento de materiais, no Núcleo Nova Vida, em Limeira, desde 2015. Foi professor de Percussão pela Escola Livre de Música, de 2004 a 2019. É Empreendedor, Luthier dos ASALATOS MALI, comercializado a nível nacional. É também gestor de Arte e Cultura, com especialização pela – UFRGS. 

 

O F I C I N A S   C U L T U R A I S  .  2024

PROGRAMAÇÃO EM

COMEMORAÇÃO A CONSCIÊNCIA NEGRA

 

CULTURA AFRO BRASILEIRA

OFICINA: CULTURA AFRO-BRASILEIRA: “BRASIS, QUESTÕES RACIAIS & CULTURA POLÍTICA – 15 vagas

Coordenação: Maurício Brugnaro Junior

Período: 07/10 a 25/11 – segundas-feiras – 19h às 21h

Público-Alvo: Interessados na área, a partir de 14 anos

Oferecer aos participantes uma base cultural, social e política sólida e crítica que colabore para a compreensão da realidade contemporânea, tornando-os capazes de identificar, interpretar e criticar fenômenos latentes na realidade brasileira cotidiana. Ao longo da atividade, serão passados os conceitos-chave do vocabulário de estudos sociais, questões históricas ao redor da nação, disputas e movimentos sociais e produção artísticas que versam sobre a temática.

Maurício Brugnaro é graduado em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), membro do laboratório de pensamento político (PEPOL/Unicamp) e pesquisador-associado do Núcleo Práxis de pesquisa, educação popular e política/Universidade de São Paulo (USP). Publicou artigos em periódicos científicos e jornais de relevância no debate político.

 

OFICINA: ARTE DE RUA E AFRICANIDADES – 15 vagas

Coordenação: Amanda de Castro

Período: 08/10 a 26/11 – terças-feiras – 19h00 às 21h

Público-Alvo: Interessados na área, a partir de 14 anos

Atividade com o objetivo de provocar a potencialidade do encontro com a diferença, o contato com a memória e a ancestralidade negra, por meio da cultura e da arte, possibilitando as expressões artísticas e a construção de identidade. Serão trabalhados temas e técnicas da arte urbana e da cultura popular, tais como lambe lambe, grafite, escrita criativa e produção artesanal.

Amanda Castro é Psicóloga formada pela FHO Uniararas, atua como educadora social e articuladora cultural no CEDECA. Tem experiência com o público de crianças, adolescentes e jovens nos temas sobre saúde mental, cultura e arte urbana. Realiza a Oficina de Bonecas ABAYOMI há 7 anos em espaços públicos, escolas e serviços socioassistenciais. Organiza diversos eventos nesta temática em instituições e universidades.

 

O F I C I N A S   C U L T U R A I S  .  2024

PROGRAMAÇÃO EXTERNA


MÚSICA

OFICINA: A FAZENDA RÍTMICA – 15 vagas

Coordenação: Anderson Fernando

Período:  12/08 a 18/11 – segundas-feiras – 13h30 às 15h00

Público-Alvo: Interessados na área, com idade entre 8 e 12 anos, da EMEIEF Limeira.

Local.: Biblioteca Municipal Profº João de Sousa Ferraz (Anfiteatro) – Rua Dr. José Botelho Veloso S/N – Vila São João.

Introduzir as crianças no mundo da música através da leitura de partitura, utilizando a associação dos elementos musicais aos bichos. A oficina promove a busca da estimulação, a coordenação motora, a criatividade, o raciocínio lógico e o interesse pela música.

Anderson Fernando é ritimista e baterista pelo conservatório de Tatuí. Atua como professor, em diversas escolas de música, além de orquestras no estado de São Paulo, como a OFSM e a OSLI. Hoje a maior parte de suas aulas e masterclass é sobre rítmicas e cultura popular brasileira.

 

 







Informações da PML

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading