WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
20.3 C
Limeira
20/06/2024

Fatec Botucatu conquista primeiro registro de software para o Centro Paula Souza

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img






Professor criou sistema de monitoramento de casos de brucelose, uma doença infectocontagiosa de grande impacto econômico na pecuária



“Além de benefícios econômicos, ferramenta tem papel importante no controle e erradicação da doença”, diz Nardi

O professor Geraldo de Nardi Junior, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Botucatu, se debruçou sobre um tema que tira o sono dos criadores de bovinos, bubalinos e equinos. A brucelose é uma doença infectocontagiosa de grande impacto econômico, principalmente na América Latina. “As perdas econômicas anuais na nossa região chegam a cerca de 600 milhões de dólares, o que torna urgente a busca por métodos eficazes de controle da doença”, explica.

Responsável pelas disciplinas de tecnologia da produção animal, defesa sanitária animal e fitossanidade, do curso superior de tecnologia em Agronegócio, Nardi reuniu uma equipe multidisciplinar de pesquisadores para o desenvolvimento do software. O Sistema de Digitalização e Processamento de Informações para o Diagnóstico da Brucelose (Scab) métodos de processamento digital de imagens para analisar e interpretar resultados do exame de triagem.

Capaz de armazenar uma grande quantidade de informações, incluindo resultados de exames, dados do animal e informações sobre estoque de reagentes, o sistema disponibiliza ainda funcionalidades avançadas de gestão de dados e impressão de laudos. “O Scab oferece uma abordagem automatizada e precisa, que identifica a doença com eficácia”, diz.

Registro no Inpi

Segundo o professor, além de benefícios econômicos, a ferramenta tem um papel importante no controle e erradicação da doença, contribuindo para fortalecer o agronegócio nacional e proteger a saúde pública. Essas qualidades renderam ao Scab o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), o primeiro de um software para o Centro Paula Souza (CPS).

O atestado salvaguarda os resultados da pesquisa e traz relevância para o CPS como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT). “O registro reforça a posição da instituição como um polo de inovação e conhecimento, incentivando parcerias com o setor privado e investimentos em pesquisa e transferência de tecnologia para a sociedade”, ressalta.

Programa armazena grande quantidade de informações, analisa e interpreta resultados do exame de triagem

Trabalho em equipe

Para que o registro pudesse ser feito, o professor Geraldo de Nardi Junior reforça a participação dos colegas de Fatec Botucatu: Carlos Roberto Pereira Padovani, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida e Renato Luiz Gambarato, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ele destaca ainda a participação de jovens recém-formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, José Rafael Franco e Marcus Vinícius Contes Calça; bem como profissionais da área jurídica que apoiaram o processo, Felipe Furtado da Silva e Rodrigo Martins Naves.

Nardi atua no Regime de Jornada Integral (RJI) em que o docente dedica 40 horas semanais à pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Sobre o Centro Paula Souza Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em mais de 340 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 91 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).



Informações GOV.SP

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading