WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
21.8 C
Limeira
13/07/2024

Prefeitura Municipal de Americana

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img


A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) 2024 foi encerrada no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, com uma palestra sobre a importância da cultura de segurança no ambiente de trabalho. Realizada entre os dias 22 e 24 de maio, a ação reuniu funcionários do HM, Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José.

Durante a jornada, foram ministradas palestras sobre diversos temas que, direta ou indiretamente, impactam na segurança e saúde dos trabalhadores, como a gestão adequada dos resíduos de serviços de saúde (RSS), saúde mental, comunicação na segurança hospitalar, trabalho voluntário e seus benefícios, ginástica laboral e alimentação de qualidade.

O secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira, destacou a realização da SIPAT 2024. “Foi um momento em que os profissionais puderam discutir sobre suas rotinas, com o propósito de reduzir e até mesmo erradicar os riscos de acidentes de trabalho, inerentes à função de cada um. Nesse contexto, o Hospital Municipal preza por salvaguardar a integridade física e emocional dos seus colaboradores, bem como de todos os indivíduos assistidos pela unidade”, afirmou o secretário.

A palestra de encerramento, apresentada em três sessões, foi conduzida por Jorge Machado, consultor técnico em Segurança do Trabalho da Priori/MR Soluções em Saúde, empresa que desenvolve treinamentos e capacitações sobre saúde e segurança nas unidades mantidas pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC).

Os fatores de risco, destacou Machado, são eliminados ou reduzidos com a prática de diretrizes de segurança como, por exemplo, o uso correto dos EPIs (equipamento de proteção individual), a conservação e limpeza do ambiente de trabalho, o desempenho da função de forma ergonômica adequada, entre outras.

“Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, que é desenvolvido por meio de parceria entre a Organização Internacional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, o Brasil registra uma morte a cada 15 segundos por falta de comportamento seguro no trabalho”, frisou Machado. “Nosso grande desafio é zerar esse número. E o caminho para alcançar isso é a mudança de comportamentos que oferecem riscos aos trabalhadores”, acrescentou o consultor.

O HM, a Unacon e a UPA São José são unidades administradas pela SCMC, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Texto: Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTb 29.754)





Informações PMA

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading