“Estamos investindo nessa importante peça que é o CR-2, a fim de proporcionarmos mais água para toda a população dos bairros atendidos pelo reservatório. Teremos mais controle e segurança no fornecimento de água, além de economia. Retomaremos o bombeamento a partir do término do trabalho, às 18h, para então o abastecimento começar a ser normalizado”, explica o superintendente do DAE, Marcos Morelli.
Serão duas frentes de trabalho para aumentar a segurança e a eficiência no funcionamento do reservatório. Os técnicos irão instalar um novo transformador, de 500 kVa de potência, no lugar do atual, de 300 kVa, além de um novo disjuntor. Também serão feitas inspeção, limpeza e manutenção elétrica geral. O investimento é de R$ 161 mil.
A outra melhoria será a instalação de um painel inversor de frequência na subestação, mais moderno, que vai permitir o acionamento das duas bombas existentes ao mesmo tempo. Com o equipamento, será possível aumentar a vazão enviada para os bairros Jardim Ipiranga e Vila Dainese, de uma média de 70 a 75 litros por segundo, para até 110 litros por segundo.
Outra vantagem é que esse controle de vazão será feito à distância, por telemetria, e a nova tecnologia poderá reduzir o consumo de energia elétrica em até 30%. O investimento, nesse caso, é de R$ 197 mil.
Texto: Rodrigo Francischangelis