WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
18 C
Limeira
24/06/2024

Em 15 dias, Nova Pinacoteca recebeu mais de 2.500 pessoas e superou visitas de 2019 – Portal do Município de Piracicaba

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img


Inauguração da Nova Pinacoteca recebeu cerca de 400 pessoas
Inauguração da Nova Pinacoteca recebeu cerca de 400 pessoas

A Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, inaugurada em 10/05, no Armazém 14A no Parque do Engenho Central, tem atraído muitos piracicabanos e turistas. Em 15 dias no novo espaço, 2.538 pessoas já visitaram as exposições montadas no local: o 7º SAP (Salão de Aquarelas de Piracicaba) e a mostra Meu nome? Carmela Pereira!. Em 2019, ano em que as atividades ainda não haviam sido impactadas pela pandemia, e quando ainda funcionava no prédio antigo, na rua Moraes Barros, 2.280 pessoas passaram pelo local no ano todo.

“Os números mostram que fizemos a escolha certa para a instalação da Nova Pinacoteca. Essa visibilidade vai beneficiar o rico acervo desse museu, a produção dos artistas que lá expõem e ainda tornar nossos salões, o de Belas Artes, Salão de Arte Contemporânea e de Aquarelas, ainda mais famosos. É um passo, um ganho muito importante para as artes e para o Engenho Central, que também será ainda mais prestigiado”, comemora o prefeito Luciano Almeida.

A Nova Pinacoteca recebeu investimento de R$ 1,56 milhão, com projeto desenvolvido e doado pelo arquiteto Marcelo Guidotti. O espaço, com ampla acessibilidade, visa proporcionar novas experiências aos visitantes, valorizar o acervo e dar maior visibilidade aos artistas – passam pelo Engenho Central, a cada fim de semana, cerca de 4.000 pessoas. A instalação do equipamento, que fica em frente à passarela Pênsil, também tem como função valorizar ainda mais o Engenho Central, o principal complexo histórico, cultural e turístico do município.

Mãe e filho, Eliana Aparecida Pereira e Lázaro Antônio Tomé estavam maravilhados com a Nova Pinacoteca
Mãe e filho, Eliana Pereira e Lázaro Antônio Tomé estavam maravilhados com a Nova Pinacoteca

O local, acessível, tem duas salas para exposições, espaço para oficinas e arte educação, cursos de arte, uma Sala de Restauro, Reserva Técnica, sala administrativa e área externa que pode ser usada como apoio às ações educativas, como de socialização.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES – Nesta semana, um grupo de alunos do 7º ano da Escola Estadual Jerônimo Gallo conheceu o local. Maria Eduarda Puerto, de 12 anos, é uma das alunas que apreciava com atenção cada obra do 7º SAP. “Achei as obras muito bem-feitas, bem delicadas e com cores vivas, marcantes. É a primeira vez que venho à Pinacoteca de Piracicaba e é chamativa. Entraria aqui mais vezes”.

Outro aluno do 7º ano que aproveitou a ida à Nova Pinacoteca foi Ryan Henrique Conceição Ribeiro, de 13 anos. “Achei muito lindas as exposições, com artistas dedicados em diferentes formas de aplicação da aquarela. Já vim várias vezes ao Engenho com a minha mãe, mas é a primeira vez aqui neste espaço. Achei um espaço muito bom para a arte e pretendo voltar”.

Ryan Henrique Conceição Ribeiro disse que as exposições estão lindas
Ryan Henrique Conceição Ribeiro disse que as exposições estão lindas

Sérgio Neves, professor de história, é um dos professores que acompanhou o grupo de alunos durante a visita. Ele aprovou a troca de local da Pinacoteca. “Aqui é muito mais interessante porque tem acesso mais fácil e o fluxo será certamente maior do que no prédio antigo. As obras, aqui, ganham mais visibilidade”.

Laíse Rodrigues Frazão, 36 anos, visitou a Nova Pinacoteca hoje, sexta-feira, 24/05, com o filho Teodoro, 3 anos. “O Engenho Central é um ótimo espaço de lazer da cidade. Visitamos sempre e hoje descobrimos este espaço. Adoramos e é uma boa oportunidade de conhecer as diversas formas de arte. O Teodoro interagiu bastante, queria saber quem eram os autores e se impressionou com as cores e os desenhos”.

Laíse Rodrigues Frazão visitou a Nova Pinacoteca junto ao filho Teodoro
Laíse Rodrigues Frazão visitou a Nova Pinacoteca junto ao filho Teodoro

Mãe e filho, Eliana Aparecida Pereira, 50 anos, e Lázaro Antônio Tomé, 14 anos, moram em Piracicaba há quatro anos e estavam maravilhados com a Nova Pinacoteca. “É a nossa primeira vez aqui e valeu a pena, o espaço é maravilhoso”, ela disse.

Do grupo de idosos 60+ do CCInter (Centro de Convivência Intergeracional), Benedita de Oliveira, 70 anos, estava contente após a visitação e explicação sobre as mostras e o local, dadas pela arte-educadora Juliana Mazzero. “O passeio aqui foi maravilhoso e o nosso grupo está feliz em ter a oportunidade de conhecer a Nova Pinacoteca logo nos primeiros dias de funcionamento. Quero voltar muitas vezes aqui”.

Grupo de idosos aproveita área externa da Nova Pinacoteca, com vista para o rio Piracicaba
Grupo de idosos aproveita área externa da Nova Pinacoteca, com vista para o rio Piracicaba

O secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, fala da visibilidade da Nova Pinacoteca inserida na malha cultural, histórica e turística do Engenho Central, um espaço que já recebia cerca de 4.000 visitas por fim de semana, número que o titular da Semac acredita que aumentará com uma nova opção de lazer.

“O Engenho Central ganhou mais um atrativo cultural. A Nova Pinacoteca, logo na entrada do complexo pela passarela Pênsil, está devidamente instalada no Armazém 14A e já a sua fachada ressalta aos olhos do visitante. Queremos que as pessoas criem o hábito de sempre passar pela Pinacoteca a cada nova ida ao Engenho Central. Vamos sempre oferecer novidades”, afirmou.

Nova Pinacoteca ficou aberta em horário especial durante a Festa das Nações
Nova Pinacoteca ficou aberta em horário especial durante a Festa das Nações

“Passados 15 dias da inauguração da Pinacoteca, estruturamos nosso núcleo educativo com visitação de público espontâneo e direcionado, com agendamento de grupos de estudantes, além de continuar com a transferência do acervo para a Reserva Técnica, equipada conforme instruções normativas”, comentou a diretora da Nova Pinacoteca, Renata Gava. Para ela, o número expressivo de visitações nestes primeiros 15 dias significa a consolidação de um trabalho para retomar o protagonismo deste local no universo artístico da cidade.

FESTA DAS NAÇÕES – Durante a 39ª Festa das Nações, a Nova Pinacoteca funcionou em horário especial de 15 a 19/05, no Engenho Central. Cerca de 1.551 pessoas aproveitaram o evento para também conhecer o novo espaço de artes da cidade. Assinaram o livro de presença pessoas de diversas cidades paulistas, além de turistas de Fortaleza (Ceará), Londrina (Paraná), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), São Luís (Maranhão), Recife (Pernambuco), e até visitantes internacionais, do Chile, Paraguai, França, Bangladesh e Estados Unidos.

Nova Pinacoteca fica aberta de terça a domingo no Engenho Central
Nova Pinacoteca fica aberta de terça a domingo no Engenho Central

SERVIÇO – Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. Armazém 14A, em frente à passarela Pênsil, no Parque do Engenho Central. Entrada gratuita. As exposições podem ser visitadas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Setor administrativo: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações: 3412-3770 | 3412-3773 ou pinacoteca@piracicaba.sp.gov.br.



Informações PMP

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading