WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
13.3 C
Limeira
16/07/2024

MaBê Cultural exibe curta-metragem “Popolocas”

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img







MaBê Cultural exibe curta-metragem “Popolocas”

O espaço MaBê Cultural exibe o curta-metragem “Popolocas”, na quinta-feira (23) e no sábado (25), às 19h. O filme parte de um paradoxo histórico, mergulhando nas complexidades do encontro entre culturas durante a conquista da América pelos europeus. A classificação indicativa é a partir de 12 anos. O projeto é contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil e Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

Dirigido por Allan Lourenço, o filme questiona as noções preconcebidas de humanidade e confronta as ideias de superioridade e inferioridade cultural e racial que permearam esse período da história. Com uma montagem cinematográfica que tensiona os discursos colonizadores e os relatos indígenas, são expostas as visões  eurocêntricas que desumanizavam os povos nativos, associando sua nudez à ausência de cultura e humanidade. Fragmentos de relatos de Cristóvão Colombo, Pero Vaz de Caminha, Américo Vespúcio, Hernan Cortés e Frei Tomas Ortiz são confrontados com relatos astecas do século XVI, criando uma alegoria sobre esse período histórico.

A produção é uma colaboração com a MaBê Cultural e DeCarli Films, convidando o espectador a refletir sobre os postulados colonialistas e racistas que moldaram o mundo contemporâneo, desafiando as fronteiras entre o “bárbaro” e o “civilizado”,  suspendendo os binômios que fundamentam a estrutura de poder. 

O espaço MaBê Cultural fica na Rua Major Antonio Machado de Campos, 280 – Jd.Piratininga.








Informações da PML

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading