WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
13.8 C
Limeira
21/07/2024

No Parque Cidade, alunos conhecem importância das abelhas-nativas-sem-ferrão

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img







No Parque Cidade, alunos conhecem importância das abelhas-nativas-sem-ferrão

O Dia Mundial das Abelhas, celebrado nesta segunda-feira (20), teve uma atividade especial no Parque Cidade. Alunos da Emeief Pastor Ismael Pereira do Lago participaram de uma trilha ecológica, dentro do projeto “Abelhudos no Parque”, que percorre as colônias de abelhas-nativas-sem-ferrão na área de bosque do Parque Cidade, encontradas de forma natural nas copas e nos troncos das árvores.

A atividade é desenvolvida pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Os visitantes são instigados a pensar sobre a importância das abelhas para a polinização das plantas e os efeitos devastadores que ocorreriam se as abelhas fossem extintas. No Brasil, são conhecidas cerca de 300 espécies nativas de abelhas-sem-ferrão que representam 75% de todas as existentes no mundo.

Os técnicos levaram aos estudantes a experiência de conhecer o ciclo de vida das abelhas e todos os detalhes e métodos que elas utilizam para a produção do mel, bem como o armazenamento de mel e pólen dentro de uma colônia e a estrutura de um ninho no interior de caixas racionais utilizadas para a criação. Depois, com intuito de conhecer o sabor e as propriedades do mel, eles experimentaram o produto elaborado pelas abelhas.

O Dia Mundial das Abelhas busca lembrar a importância da polinização realizada pelas abelhas para o desenvolvimento sustentável e da preservação das áreas naturais onde as abelhas vivem, bem como a manutenção da biodiversidade de todos os ambientes terrestres. Segundo a pasta, isso é fundamental para a garantia da sobrevivência das florestas, sendo que, até 90% de todas as espécies vegetais, são polinizadas por abelhas.

Ainda de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, além da polinização na natureza, as abelhas também são responsáveis pela garantia de alimentos para as populações humanas, com mais de 75% das culturas agrícolas sendo polinizadas por abelhas. A trilha das abelhas-nativas-sem-ferrão do Parque Cidade não oferece risco aos visitantes, uma vez que as abelhas não são dotadas de ferrão e não inoculam veneno.

AGENDAMENTO DE ATIVIDADES

Em maio, cerca de 100 estudantes da Emeief Pastor Ismael participaram das atividades no Parque Cidade. As trilhas ecológicas, visitas monitoradas ao Viveiro de Mudas ou à Casa Ecológica do Horto Florestal podem ser agendadas por grupos estudantis ou entidades diretamente com o Departamento de Educação Ambiental pelo telefone 3442-7418 (ramal 104), ou e-mail ([email protected]).









Informações da PML

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading