WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
12.9 C
Limeira
21/06/2024

Mãe de sete filhos conclui estudo com apoio do CEEJA

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img






A história de Renata serve de inspiração para mães e alunos do Ceeja que buscam um modelo de ensino personalizado e flexível



Renata Flausino e sua família

Os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja), escolas de apoio para jovens e adultos que não conseguiram concluir os estudos, é oportunidade para muitas mães que buscam retomar a trajetória acadêmica.

No mês das mães, Renata Flausino, 49 anos de idade, relembra suas conquistas após interromper seus estudos na juventude e concluir o Ensino Médio aos 41 anos. Com o modelo adaptado de ensino do governo, ela se inscreveu no Ceeja, concluiu a educação básica e realizou o sonho de cursar pedagogia.

Renata cresceu em Lins, saiu de casa aos 16 anos de idade e se afastou da escola. Nos anos seguintes, deu à luz gêmeas e seguiu trabalhando como empregada doméstica. Sua família cresceu após o casamento, com sete filhos, quatro meninas e três meninos, entre eles mais uma gravidez gemelar. Mas ela ainda cultivava o sonho de voltar para a escola.

“Não consegui me dedicar tanto aos estudos, são coisas que a gente vai aprendendo e valorizando na vida. Quando eu fui para o Ceeja, percebi que tinha muita coisa para aprender”, conta Renata.

Além da formação em pedagogia, ela segue se interessando por ações sociais e inspirando a família. “Eu sou aquela mãe que está sempre incentivando eles a fazerem coisas novas. Sempre falo que nunca é tarde para realizar os sonhos. Não faz mal ter 30, 40 ou 50 anos, não podemos desistir”, conclui.

Sobre o Ceeja

O programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) possui atendimento individualizado e carga horária flexível, dando oportunidade para jovens e adultos cursarem o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

O estudante tem acompanhamento durante todo o processo, recebendo um plano de estudo específico e o material didático na matrícula. Além de poder frequentar a unidade escolar sempre que sentir necessidade, para tirar dúvidas com os professores, realizar provas e atividades.

Educação para jovens e adultos

A Educação de SP oferece duas modalidades de ensino para jovens e adultos que buscam iniciar ou concluir os estudos regulares dos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio (1ª à 3ª série).

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está presente nas escolas de ensino regular da rede estadual e cada módulo dura seis meses, equivalente aos anos e séries da educação básica. As aulas são de segunda a sexta-feira, com quatro horas diárias.

A rede de ensino paulista também conta com 40 Ceeja, modelo de ensino personalizado e flexível. Pessoas privadas de liberdade também podem estudar por meio do Programa de Educação nas Prisões (PEP), com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). As aulas são ministradas por professores de escolas estaduais nos estabelecimentos penais na modalidade EJA.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap



Informações GOV.SP

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading