WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
12.9 C
Limeira
21/06/2024

Sicredi participa de evento do Governo do Paraná sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img


Instituição financeira cooperativa compartilha iniciativas focadas em inclusão, educação financeira e sustentabilidade, vinculadas às metas da ONU

Durante esta semana, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 7,5 milhões de associados em todo o país, participou das atividades da Missão de 2024 da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os encontros foram realizados pelo Governo do Paraná, entre segunda-feira (15) e quarta-feira (17), no Tribunal de Contas do Estado, com foco em promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, abordando a sustentabilidade sob as perspectivas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG). 

O diretor de Supervisão da Central Sicredi PR/SP/RJ, Reginaldo Pedrão, e o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo, André Alves de Assis, marcaram presença nos encontros e compartilharam a expertise da instituição financeira cooperativa. “O Sicredi impulsiona mudanças positivas nas comunidades onde atua, e nosso relacionamento próximo com associados e comunidades contribui para um impacto duradouro em cada região. Estamos comprometidos com a missão de promover a municipalização dos ODS, adotando conceitos fundamentais como cooperação e ajuda mútua”, afirmou Reginaldo Pedrão. 

Desde fevereiro de 2020, o Sicredi é signatário do Pacto Global. Alinhada aos princípios do cooperativismo, a instituição tem desenvolvido uma série de iniciativas focadas em inclusão e educação financeira, além de projetos que promovem a liderança feminina e jovem, todos vinculados às metas da ONU. Com a sustentabilidade e o desenvolvimento local como pilares fundamentais, o Sicredi realizou a neutralização de 34.565 toneladas de carbono, provenientes da operação de todas as sedes administrativas e agências. Este resultado foi alcançado por meio do apoio a sete projetos de créditos de carbono de várias regiões do Brasil. Comprometida com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, a instituição encerrou o ano com uma carteira de crédito de R$ 51 bilhões para a Economia Verde, o que representa mais de 24% dos recursos totais da carteira do Sicredi. 

Com o objetivo de ampliar seu impacto positivo e reforçar o compromisso com o desenvolvimento sustentável, o Sicredi realizou uma série de ações em 2023, fundamentadas nos princípios ESG, conforme detalhado em seu Relatório de Sustentabilidade. Ao longo do ano, foram investidos mais de R$ 390 milhões em iniciativas sociais, um aumento de aproximadamente 30% em relação a 2022. Programas educacionais também foram uma prioridade, orientando diversas iniciativas. Há mais de 28 anos, a instituição financeira cooperativa vem desenvolvendo o Programa A União Faz a Vida, que em 2023 beneficiou mais de 530 mil crianças e adolescentes de mais de 3 mil escolas em todo o Brasil.

ODS e Agenda 2030

Ao longo do evento da OCDE, a equipe se dedicou a realizar uma série de atividades, incluindo entrevistas, reuniões bilaterais e oficinas de trabalho com representantes de cerca de 50 entidades. As discussões tiveram o envolvimento desses agentes para a construção de parcerias entre os setores público e privado, visando à implementação efetiva das diretrizes de ESG no estado. A iniciativa foi conduzida pela Superintendência-Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), órgão vinculado à Casa Civil do Paraná e responsável pela coordenação dos ODS no estado.

A principal finalidade do evento foi avaliar políticas e estratégias já implementadas, bem como aquelas ainda necessárias para engajar o setor privado no desenvolvimento territorial do Paraná, especialmente por meio de estratégias relacionadas ao tema ESG. Ao todo, são 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e 169 metas vinculadas à Agenda 2030 da ONU. Para aprofundar a discussão, o representante do California Air Resources Board (Carb), Gabriel Monroe, abordou as iniciativas desenvolvidas para zerar as emissões de carbono na Califórnia.

De acordo com o chefe de Desenvolvimento Sustentável do Centro de Empreendedorismo, Pequenas e Médias Empresas, Regiões e Cidades da OCDE, Stéfano Marta, o Paraná avançou em diversos indicadores relacionados aos ODS desde a entrega do último relatório em 2021. “Ficamos muito felizes em ver que o Paraná implementou diversas das recomendações feitas pela OCDE e, desta vez, começamos uma nova etapa com enfoque nos municípios e no papel do setor privado para alcançar os ODS, pensando em como o Governo do Estado pode auxiliá-los nesse quesito”, afirmou. 

O Brasil já implementou uma série de iniciativas para impulsionar o setor financeiro em apoio aos objetivos de mudança climática e sustentabilidade. Segundo Reginaldo Pedrão, o compromisso em desenvolver estratégias eficazes, que estejam alinhadas com as necessidades da comunidade, é fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Estabelecer um plano estadual, com diretrizes e orientações claras, é essencial para promover a implementação efetiva das iniciativas de ESG, envolvendo atores-chave de diversos setores da sociedade”, finalizou Reginaldo.

O Relatório de Sustentabilidade 2023 do Sicredi está disponível em https://bit.ly/impactopositivo23. O documento adota as normas da GRI (Global Reporting Initiative) e SASB (Sustainability Accounting Standards Board) e o padrão TCFD (Task Force on Climate-related Financial Disclosures), além de ter sido auditado pela Ernst & Young. 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok





Central Press

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading