WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
29.3 C
Limeira
20/06/2024

arrastão passará em cinco bairros da região Norte no sábado, 11/05 – Portal do Município de Piracicaba

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img


Em quatro meses, Arrastão da Dengue recolheu 138 toneladas de material que poderia se transformar em criadouro do mosquito Aedes
Em quatro meses, Arrastão da Dengue recolheu 138 toneladas de material que poderia se transformar em criadouro do mosquito Aedes

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) – vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – realiza mais um Arrastão da Dengue no próximo sábado, 11/05. As equipes da Prefeitura passarão pela região Norte da cidade, das 8h às 14h, nos bairros Parque Piracicaba, Monte Rei I, II e III e Artemis, tendo como ponto de encontro o Varejão Municipal Benedito Vicente dos Santos (rua Osasco, 420, Santa Teresinha).

A SMS reforça que o objetivo desta ação é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana e que, no último sábado, 04/05, os agentes de saúde e do PMCA se dividiram para atender a região do bairro Santa Rosa quando recolheram sete toneladas de inservíveis que poderiam se tornar um provável criadouro da dengue.

De acordo com Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 07/05 de 2024 foram registradas 31.251 notificações para a dengue com 13.697 casos positivos e seis óbitos. No mesmo período de 2023, foram 8.523 notificações, 2.142 casos confirmados e dois óbitos. Em 2022, foram 3.476 notificações, 945 confirmações, sem óbito.

Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156 ou diretamente no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.

Arrastão de combate a dengue passará por mais cinco bairros neste sábado
Arrastão de combate a dengue passará por mais cinco bairros neste sábado, 11/05

RESULTADOS – Entre janeiro e abril deste ano, as ações do Arrastão da Dengue recolheram 138 toneladas de inservíveis e passaram por mais de 50 bairros. O número é 26,6% maior que o realizado no mesmo período de 2023, quando foram recolhidas 109 toneladas de material nos 40 bairros visitados pelas equipes de agentes do PMCA. “Devido a essa mudança na sazonalidade da doença reforçamos e intensificamos os trabalhos de combate ao mosquito Aedes por meio da retirada de possíveis criadouros em regiões consideradas de maior risco para a doença como as regiões Leste e Norte da cidade”, afirmou Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA.

ATENDIMENTO – Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde mais próximo da sua casa para atendimento médico. Em Piracicaba são mais de 70 unidades abertas (USF, UBS e UPA) com equipes preparadas para atender e acompanhar os casos suspeitos e confirmados da doença.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Utilizar repelente, principalmente em lugares fechados.

– Eliminar focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Não deixar acumular água em pneus;

– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.



Informações PMP

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading