WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
21 C
Limeira
13/06/2024

Semdettur: palestra sobre cota de aprendizagem profissional reúne 30 empresas – Portal do Município de Piracicaba

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img


Representantes de 30 empresas participaram na manhã de hoje, 07/05, da palestra realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), sobre a cota de aprendizagem profissional. O evento antecede e prepara para a Feira da Empregabilidade do Aprendiz, que acontece amanhã, 08/05, na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). Ao todo, 15 empresas e instituições de ensino e recursos humanos participam, oferecendo 80 vagas de emprego, além de fazer o cadastro de candidatos no banco de talentos. O evento é aberto ao público e acontece entre 9h e 12h.

A palestra foi realizada em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no auditório do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições). A Aprendizagem Profissional é uma política pública de inclusão de adolescentes e jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho. Empresas de grande e médio porte podem contratar esses jovens, criando não só oportunidades para esse grupo se inserir na vida profissional na condição de aprendizes, mas também, a partir disso, formar mão-de-obra qualificada.

Semdettur realizou palestra gratuita sobre Aprendizagem Profissional no auditório do Simespi

“A Prefeitura e a Semdettur vêm fazendo um trabalho de inserção e reinserção da população no mercado de trabalho através de diversas feiras de empregabilidade que acontecem durante todo o ano. E esse trabalho em parceria com o Ministério do Trabalho visa melhorar as oportunidades de emprego para esses jovens na cidade e também ajudar as empresas que, muitas vezes, têm dificuldade para cumprir essa cota do programa”, comentou o secretário da Semdettur, Euclides Libardi, na abertura do evento.

A palestra foi ministrada pela auditora fiscal do trabalho e gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Piracicaba, Gabriela Mendonça de Albuquerque. Ela explicou sobre a legislação do contrato especial de aprendizagem – que exige, por exemplo, que o jovem esteja matriculado em um curso de aprendizagem profissional, tempo de serviço permitido, para não atrapalhar os estudos, além da remuneração para aprendizes.

Euclides Libardi, secretário da Semdettur

O superintendente substituto do MTE estadual, Antônio Fojo da Costa, também esteve presente no evento, esclarecendo as dúvidas dos representantes das empresas após a palestra. “A Aprendizagem Profissional é importante porque, muitas vezes, é o primeiro contato do jovem com o mercado de trabalho, e também é um incentivo à profissionalização. Muitos empresários, às vezes, reclamam da qualidade da mão-de-obra, então eu sempre vi a inclusão dos aprendizes no mercado de trabalho como um meio de sanar essa dificuldade dos empresários”, disse Costa.

“A aprendizagem é [também] importante para reter talentos, ela oferece oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento, ela aumenta a satisfação e o engajamento de funcionários, que ficam mais propensos a permanecer na empresa. Então o aprendiz, como foi dada uma oportunidade, ele vai permanecer na empresa, adquirir conhecimento, repassar esse conhecimento adquirido. Além disso, para as empresas, o programa é importante para o cumprimento da cota da legislação, e não apenas para evitar penalidades [trabalhistas], mas para ampliar o acesso dos jovens às empresas e no mercado de trabalho”, explicou Gabriela.

Gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Piracicaba, Gabriela Mendonça de Albuquerque

FEIRA EMPREGABILIDADE – A 1ª Feira de Empregabilidade para Aprendiz acontece amanhã, 08/05, na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), entre 9h e 12h, localizada na Rua Prudente de Moraes, 463, no Centro. Durante o evento, as empresas parceiras vão oferecer 80 vagas de aprendizes, além de cadastrar os candidatos no banco de talentos. O evento é aberto ao público.



Informações PMP

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading