WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
13.3 C
Limeira
16/07/2024

Cursos das Etecs e Fatecs promovem qualificação e empregabilidade

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img


Formações ligadas ao setor de tecnologia estão entre as mais procuradas pelos candidatos das Etecs e Fatecs

Uma qualificação profissional atualizada pode ser fator decisivo na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Apesar de parecer óbvia, essa informação se faz necessária para a população de um país em que 8,6 milhões pessoas não têm uma ocupação, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, uma formação profissional gera empregabilidade, rentabilidade e contribui para o desenvolvimento socioeconômico, segundo pesquisa do Itaú Educação e Trabalho, divulgada em julho de 2023. Referência no Ensino Técnico e Tecnológico no território nacional, o Centro Paula Souza (CPS) disponibiliza cursos alinhados às demandas do setor produtivo, com currículos constantemente atualizados, oferecendo educação pública gratuita em consonância com as tendências do mercado de trabalho

Pesquisa de Avaliação Institucional – Web Sai 2023, com egressos de 2020 das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), apontou que antes de começar um curso técnico, 55% dos entrevistados não trabalhavam. Depois de finalizar a habilitação, 77% declararam estar no mercado de trabalho. Entre os formados pelas Fatecs, 91% informaram estar ativos no mercado de trabalho. Os rendimentos mensais de 46% dos entrevistados estão na faixa de 2 e 5 salários mínimos.

Tendência

Formações que estimulam e preparam os estudantes para profissões ligadas ao desenvolvimento de softwares, automação, análise de dados, cibersegurança, big data e uso da inteligência artificial estiveram entre as mais buscadas pelos candidatos dos processos seletivos das Etecs e Fatecs do estado no primeiro semestre de 2024. Na mesma linha segue a demanda por qualificação nas áreas de alimentos, saúde e energias renováveis.

Estudo do Google afirma que o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais de tecnologia até 2025. O mesmo levantamento também mostra que 92% das startups participantes da pesquisa acreditam que a falta de profissionais gera um impacto negativo na inovação de seus negócios, podendo até prejudicar a sobrevivência das empresas.

Segundo o coordenador de projetos do eixo tecnológico de Informação e Comunicação das Etecs, Luis Eduardo Fernandes Gonzalez, a busca por qualificação acompanha o crescimento na criação e implementação de tecnologias digitais para o setor produtivo. Por isso, o CPS investe em ferramentas e estratégias que atendem essas transformações. “O desenvolvimento de pesquisas para inclusão de conteúdos, práticas, habilidades, competências e métodos pedagógicos proporcionam a inclusão de novas tecnologias aos currículos, com atualização dos cursos ofertados e formação de profissionais que atendam essa demanda”, ressalta.

Somado ao cuidado na elaboração dos currículos aplicados em sala de aula, a diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica do CPS, Lucilia Guerra, comenta que a instituição instigaos os estudantes a observar as tendências do mercado e os ciclos de produção na carreira. “Hoje nosso maior desafio é a construção de pessoas que abracem as profissões. Não só formar tecnicamente ou profissionalmente, mas também fomentar que os futuros profissionais tenham interlocução crítica, criativa e propositiva”, afirma.

Sucesso profissional

Aos 25 anos, Gabryelle Fontes é um exemplo de como formar profissionais qualificados pode ser sinônimo de uma carreira promissora. Em 2015, ela concluiu o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, na Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, em seguida se formou no Ensino Superior em Logística, na Fatec Mogi das Cruzes. “Minhas escolhas serviram muito para o amadurecimento em relação aos estudos e entrada no mercado de trabalho. Não tenho dúvidas de que me ajudou, inclusive, a conseguir meu primeiro emprego”, conta.

O sucesso profissional segue, formada e com boa bagagem no mercado, agora a jovem celebra o ingresso em uma nova colocação em uma empresa global dos mercado de tecnologia. “Sinto que escolhi uma carreira que me permite estar em constante desenvolvimento, aprendendo muito por onde passo. Estou empolgada com os novos desafios e oportunidades que ainda estão por vir!”

Processos seletivos

As inscrições para o Vestibulinho das Etecs para o segundo semestre podem ser feitas até dia 9 de maio, exclusivamente pela internet. No último dia, o prazo encerra-se às 15h. A prova será aplicada no dia 9 de junho, às 13h30. As Etecs disponibilizam 41.790 vagas para cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo, distribuídas entre as unidades de todo o Estado.

Já o Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2024 está com inscrições abertas até dia 7 de junho, às 15h, exclusivamente, pelo site vestibularfatec.com.br. São oferecidas 14.406 vagas no processo seletivo. Outras 5.109 vagas estão reservadas para os candidatos do Provão Paulista. No total, são 19.515 vagas para a formação profissional gratuita de nível superior.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap



Informações GOV.SP

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading