21.7 C
Limeira
17/04/2024

Capacitação de professores visa fomentar o esporte paralímpico

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img







Capacitação de professores visa fomentar o esporte paralímpico

A vice-prefeita Erika Tank abriu nesta terça-feira (2), no Teatro Nair Bello, o curso de “Capacitação Técnica Paralímpica 2024”. A iniciativa é voltada a 115 professores de Educação Física de Limeira e região, que atuam nas redes municipal e estadual de ensino, bem como nos centros comunitários. O curso é resultado de um programa das secretarias estaduais de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visando fomentar a inclusão e o esporte paralímpico.

Participaram do evento, na esfera municipal, os secretários Luiz Augusto Zanon (Esporte e Lazer), André De Francesco (Educação) e Sérgio Moreira (Comunicação Social), a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, e o chefe do Setor de Garantias de Direitos das Pessoas com Deficiência, Douglas Antônio. No âmbito estadual, estavam presentes a assessora de Coordenação Paradesportiva, Samira Pessoa, e a professora Especialista do Currículo de Educação Física da Diretoria de Ensino da Região de Limeira, Maria Emília Leite de Oliveira.

Erika Tank destacou a importância do trabalho de inclusão desenvolvido pela prefeitura, ao citar o Centro Educacional João Fischer Sobrinho, mantido pelo Ceprosom, e o Programa de Esportes Adaptados (Proesa), ligado à Secretaria de Esporte e Lazer. “Nossos programas de inclusão são referência para o Estado de São Paulo”, disse a vice-prefeita.

SPECIAL OLYMPICS

No ano passado, a atleta do Proesa, Erika Raiza, destacou-se nos Jogos Mundiais de Berlim, promovidos pela Special Olympics, na Alemanha. Ela ganhou cinco medalhas nas provas de Ginástica Rítmica, sendo quatro de ouro (arco, fita, maças e somatório dos aparelhos) e uma de prata (corda). “Há demanda dos professores pelo conhecimento paradesportivo e essa capacitação certamente fortalecerá a inclusão em nossa cidade”, completou Erika Tank.

Zanon endossou as observações da vice-prefeita, comentando, ainda, outros projetos na área, como os Jogos Adaptados. “Vocês, professores, são a essência de todas as nossas ações. Por esse motivo, estou muito satisfeito por trazermos esse curso a Limeira”, afirmou.

De acordo com Samira Pessoa, o Programa de Desenvolvimento Paralímpico é realizado desde 2021 e já certificou mais de 7.500 educadores e estudantes de 350 cidades paulistas. A capacitação, que envolve aulas práticas e teóricas, acontece até sexta-feira (5). Até lá, serão trabalhadas as modalidades de atletismo, vôlei sentado, badminton, natação, halterofilismo, judô, futebol para cegos e tênis de mesa.







Informações da PML

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading