27.4 C
Limeira
21/05/2024

Registros fotográficos de Fran Camargo pelo mundo serão expostos no Engenho Central – Portal do Município de Piracicaba

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img


Fran busca a diversidade em suas fotografias artísticas
Fran busca a diversidade em suas fotografias artísticas

Pioneiro do fotojornalismo piracicabano, Fran Camargo é um dos grandes nomes do ofício na cidade e referência para muitos profissionais. Como uma homenagem ao seu legado – Fran faleceu em agosto de 2023, aos 66 anos –, a Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e a família do fotógrafo, inauguram a exposição Fran Pelo Mundo neste sábado, 30/03, às 17h, no Armazém 8 do Engenho Central, recentemente denominado Claudia Zambello Woltzenlogel Paleo. A entrada é gratuita.

A mostra será aberta à visitação gratuita de 4/04 a 5/05, de quinta e sexta-feira, das 13h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

Mostra está no Armazém 8 do Engenho Central
Mostra está no Armazém 8 do Engenho Central

A exposição apresenta registros de pessoas e paisagens que Fan fotografou nos últimos anos em Colômbia, Cuba, Marrocos e Ilha da Madeira, que pertence à Portugal. “Seus costumes e situações cotidianas eram o que o moviam a seguir fotografando”, conta a sua filha, Fabiana Camargo.

Nos últimos anos, Fran Camargo mergulhou fundo na sua paixão pela fotografia e dedicou seu tempo de corpo e alma para visitar lugares e povos diferentes em busca de registros.

“Nesta exposição, contemplamos a heterogeneidade do seu trabalho que revelam pessoas, espaços, culturas e detalhes preciosos que nos transportam para cada lugar retratado com contrastes marcantes, característicos de sua finalização na edição das imagens, pois acreditava que metade do trabalho acontecia ao tirar a foto e a outra parte, durante a edição”, ela completa sobre a mostra.

CURRÍCULO – Fran Camargo começou a fotografar aos 15 anos, quando tornou-se o primeiro fotojornalista de Piracicaba, no início dos anos 1970. Como fotógrafo trabalhou no Jornal de Piracicaba, O Diário e na FOP /Unicamp.

Nos anos 1980, deixou a fotografia para se dedicar plenamente ao tênis de mesa, esporte em que foi técnico da Seleção Brasileira por 25 anos. Participou de olimpíadas, mundiais e conquistou inúmeras medalhas em Jogos Pan Americanos.

Num processo de desaceleração do seu trabalho com o esporte, voltou seus sonhos, olhos e paixão para a fotografia. Viajou para diversas cidades e estados brasileiros e países do mundo em busca de boas imagens. Acumulou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais de fotografia e expôs seu trabalho na China e Portugal. Fran faleceu em agosto de 2023, aos 66 anos.

“Aqui ficam algumas histórias, conquistas e lindos momentos eternizados com seu olhar sensível pelas pessoas e pelo mundo”, descreve a filha Fabiana Camargo.

SERVIÇO – Exposição Fran Pelo Mundo. Inauguração no sábado, 30/03, às 17h, no Armazém 8 do Engenho Central. Entrada gratuita. Visitação de 4/04 a 5/05, de quinta e sexta-feira, das 13h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. Na avenida Maurice Allain, 454. Informações: 3403-2600.



Informações PMP

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading