17.1 C
Limeira
25/05/2024

Prefeitura Municipal de Americana

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img


Pacientes, acompanhantes e colaboradores da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana participaram da palestra “Conscientização do Câncer Colorretal” na manhã desta quarta-feira (27). O evento foi organizado em razão do Março Azul-Marinho, campanha nacional de prevenção ao câncer de intestino.

A palestra foi apresentada pela médica oncologista clínica da Unacon, Viviane Oliveira Marcacine, que destacou a importância do rastreamento e do diagnóstico precoce da doença. “Essas ações possibilitam a cura na maior parte dos casos”, salientou.

“O objetivo dessa palestra é alertar pacientes, familiares e amigos que, mesmo que não haja sintomas, é fundamental procurar auxílio médico especializado para fazer exames de rastreamento para detectar o câncer precocemente para aumentar as chances de cura”, acrescentou a médica.

De acordo com ela, os principais fatores de risco do câncer colorretal são a idade acima dos 50 anos, sedentarismo, obesidade, dieta rica em carnes vermelhas e alimentos processados, falta de atividade física e histórico familiar.

“A prevenção sempre é a melhor escolha quando falamos de saúde. A conscientização sobre como se prevenir é fundamental em todos os níveis da assistência. O câncer colorretal é um dos tipos com maior incidência na população brasileira, por isso a importância em se adotar práticas saudáveis, para evitá-lo”, argumentou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

A coordenadora da Unacon, Raquel Cordeiro, destacou a estatística do Inca (Instituto Nacional de Câncer), que aponta que o câncer colorretal é o segundo mais incidente tanto entre homens quanto nas mulheres. Em 2022, foram registrados 21.970 casos da doença entre homens e 23.660 casos entre mulheres.

A Unacon é administrada pela organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Texto: Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTb 29.754)





Informações PMA

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading