Publicada em 05 de Junho de 2024 às 15h21
As ações temáticas são promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Americana Pro60+ (Programa Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa e Proteção e Defesa dos seus Direitos) e COMID (Conselho Municipal do Idoso).
A atividade contou com as participações das palestrantes Thaís Cardelíquio, presidente do COMID, Rebeca Zavarelli Esposito, coordenadora do Lar São Vicente de Paula, Kátia Ravagnani Elias, psicóloga e coordenadora do CREAS, André Vitor de Freitas, promotor de Justiça de Americana, que falou sobre as medidas que podem ser adotadas contra os agressores. Houve também a apresentação do grupo de pessoas idosas da Casa de Dom Bosco.
A presidente do COMID, Thaís Cardelíquio, tratou do tema “Caminhos da Proteção” e explanou sobre as atribuições, desafios e conquistas do Conselho. “Se algum fato causou sofrimento à pessoa idosa já se caracteriza um tipo de violência. Existem canais de denúncias, atendimentos específicos e todo um trabalho para buscarmos a prevenção, conscientização e proteção aos idosos. O COMID é um órgão fiscalizador também junto às Instituições de Longa Permanência para Idosos e demais entidades que atendem pessoas idosas em Americana. Com a criação do Americana Pro 60+, foi implantado o Comitê Intersetorial, promovendo a capacitação dos agentes e da rede municipal. Americana terá ainda o seu Diagnóstico Municipal, iniciativa inédita no município, que vai preconizar as demais ações municipais frente às políticas públicas de atendimento à pessoa idosa”, disse Thaís.
A programação completa do Junho Violeta pode ser consultada no banner na página inicial do site da Prefeitura.
Texto: Daniela Alves (MTb 23.611)