Publicada em 29 de Maio de 2024 às 12h11
Durante a reunião, Havlin apresentou números relativos ao aumento da presença dos pneus importados da China e outros países asiáticos no mercado brasileiro. De acordo com o presidente, a concorrência tem sido injusta, uma vez que os importados têm praticado preços muito abaixo do mercado, além de não cumprirem algumas exigências ambientais aplicadas às fabricantes nacionais.
“O cenário apresentado pelo presidente da Goodyear nos preocupa, uma vez que Americana tem a maior fábrica da empresa na América Latina e a segunda maior do mundo. Uma fábrica moderna, que gera milhares de empregos e que tem um papel fundamental na economia de Americana. Por isso, desde o ano passado, tenho mantido diálogo constante com a Goodyear e já cheguei a levar o tema ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para que o governo brasileiro possa analisar o tema e buscar soluções para o setor”, disse o prefeito Chico Sardelli.
O vice-prefeito Odir Demarchi também destacou a importância da Goodyear para o município. “Trabalhei nessa empresa por mais de 20 anos e sei o quanto é fundamental para Americana que a Goodyear esteja bem. Tudo que nós pudermos fazer para atuar em parceria, vamos fazer”, disse Odir.
“A Goodyear é a maior geradora de emprego e renda em nossa cidade e, por isso, vamos seguir dialogando com todas as esferas possíveis para que esse cenário mude e que haja uma concorrência justa no setor de pneumáticos”, disse o secretário Rafael de Barros.