17.1 C
Limeira
06/05/2024

Prefeitura apresenta programas para a Comissão Regional de Segurança Alimentar – Portal do Município de Piracicaba

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img


A Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Agricultura e Abastecimento (Sema) e Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), apresentou políticas públicas municipais na reunião ordinária do CRSANS Campinas (Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável), nesta quinta-feira, 18/04, no auditório do Simespi.

A secretária Nancy Thame, da Sema, realizou uma apresentação sobre os programas e ações da Sema para a implementação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, previsto no Plano Diretor de Piracicaba, que tem entre seus objetivos a ampliação e o fortalecimento da agricultura familiar e a segurança alimentar nutricional.

Como exemplo, está a Política pública de fomento às atividades de produção agropecuária, de agricultura familiar, orgânica e agroecológica e de segurança alimentar no Município de Piracicaba, instituído pela lei nº 9.682, em 2021. Por meio dessa legislação, são criados os Programa Municipal de Agricultura Urbana e o Programa Patrulha Agrícola.

“Criamos recentemente o Programa Municipal de Aquisição da Agricultura Familiar de Piracicaba, que exige que pelo menos 30% dos alimentos licitados pela Prefeitura sejam provenientes da agricultura familiar do município. A Cozinha Experimental e o Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba) também estão funcionando muito bem, com o intuito de valorizar os produtos produzidos no nosso município e capacitar gratuitamente a população que deseja gerar renda por meio do alimento”, explica Nancy.

A conselheira Camila Michelin, do Consea/SP, realizou uma apresentação sobre o Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), que tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional.

Ivo Ferraz Racca, conselheiro do Comsea de Piracicaba, apresentou o projeto Tritura Pira, que busca transformar os resíduos de podas de árvores em cobertura de solo na produção de alimentos de agricultores familiares de Piracicaba. 

A secretária Euclídia Fioravante participou das discussões e destacou as ações que estão sendo desenvolvidas pela Smads. “Como gestora da Assistência Social, tive o privilégio de compartilhar com outros municípios as iniciativas em prol da segurança alimentar e nutricional, destacando as ações da Coordenadoria de Segurança Alimentar recém-criada e  a inclusão do nutricionista no organograma da Smads, um passo fundamental para fortalecer não apenas a qualidade dos serviços oferecidos, mas também a promoção da saúde e o desenvolvimento integral dos beneficiários da assistência social”, disse.

Ao final da reunião, os conselheiros do CRSANS realizaram uma visita técnica na Cozinha Experimental, localizada na Sema. 

Secretaria Nancy Thame apresentou políticas públicas da Sema para os conselheiros



Informações PMP

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading