26.1 C
Limeira
30/04/2024

Futuros arquitetos visitam Oficina da Casa e conhecem novo equipamento para produção de tijolos de solo-cimento

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img







Futuros arquitetos visitam Oficina da Casa e conhecem novo equipamento para produção de tijolos de solo-cimento

Estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas visitaram nesta quarta-feira (17) a Oficina da Casa da Prefeitura de Limeira, no Jd. Res. Aeroporto. No local, eles conheceram o novo equipamento para produção de tijolos de solo-cimento, doado por um fabricante do setor, a Ecomáquinas, que será usado por famílias de baixa renda que participam do Programa Moradia Digna, da Secretaria de Habitação. Recebidos pela secretária da pasta, Marcela Siscão, os 45 universitários estavam acompanhados dos professores Cláudio Manetti, Leandro Schenk, Luis Amaral e Estéfano Gobbi – todos do curso de Arquitetura.

A grande vantagem desse novo equipamento é que o processo de produção é automatizado, ou seja, não requer o emprego de força para a prensagem da matéria prima – mistura de cimento e de saibro (terra). Há ainda melhor qualidade em relação à padronização do tamanho e da espessura das peças. “É possível produzir 100 tijolos por hora”, afirmou o gerente do Setor de Fomento à Habitação da pasta, Lucas Caetano.

Após o processo de fabricação, os tijolos permanecem 28 dias secando naturalmente. “É o tempo necessário para a cura da peça, que não exige a queima do produto como na fabricação dos tijolos convencionais”, esclareceu a diretora de Desenvolvimento Habitacional, Adriana Meneghin. A diretora também contou sobre a história de criação da Olaria Ecológica, contextualizando-a como um dos eixos do programa de Moradia Digna, do qual ainda fazem parte o Banco de Materiais e a Escola da Construção, todos vinculados à Assistência Técnica.

Após a explanação, os estudantes puderam experimentar o processo de fabricação dos tijolos, operando tanto a máquina nova quanto a manual (mais antiga). Luis Amaral destacou que mantém uma relação longa com a Secretaria de Habitação e que desde 2016 acompanha as ações da pasta. “Vim a Limeira apresentar aos alunos a beleza de um equipamento que produz tijolos ecológicos e saio daqui encantado”, disse. “A Arquitetura deveria ser para todos e a proposta desenvolvida pela Secretaria de Habitação, voltada ao interesse social, mostra bem essa possibilidade”, completou.

Os universitários também conheceram o novo galpão, construído ao lado da Olaria Ecológica, mediante parceria com a CP Kelco.  Em fase de acabamento, esse novo espaço recebeu investimento de R$ 460 mil da empresa. As novas instalações abrigam sala para capacitação na área da construção civil, além de escritório e banheiros.

“A visita da universidade está inserida nas ações do Programa Moradia Digna, por meio da Escola da Construção, que, nesse caso, busca levar aos futuros arquitetos o conceito de assistência técnica de uma maneira mais prática, no contato com a realidade social de Limeira”, concluiu Marcela Siscão.

 

 

 









Informações da PML

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading