Publicada em 28 de Março de 2024 às 18h17
A estação é fruto de um investimento de R$ 4,6 milhões, provenientes de convênio firmado com a Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), linha de crédito para a realização de obras viárias e de saneamento.
“A obra vai atender à alta demanda gerada pelo aumento da população nessa região da cidade, oferecendo maior capacidade de bombeamento”, diz o prefeito Chico Sardelli.
“Estamos tratando de um investimento significativo, de fato um grande avanço para o saneamento básico, especialmente para essa região de Americana”, lembra o vice-prefeito Odir Demarchi.
O DAE também instalou uma rede da linha de recalque interligando a EEE-17 com a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do mesmo bairro. Trata-se de um serviço de instalação hidráulica que transporta o fluido de cota inferior para uma cota superior, enquanto o escoamento é feito por um conjunto de três motobombas.
“Toda a região da Praia Azul será beneficiada com essa grande obra. A linha de bombeamento também foi alterada, já que antes ela subia pela Rua Maranhão. O saneamento básico nessa região será muito mais eficiente”, destaca o superintendente do DAE, Marcos Morelli.
A área da EEE-17 conta com paisagismo, cerca digital e seis câmeras de segurança. A cerca digital é um dispositivo que emite um sinal que, se interrompido, acusa a possibilidade de invasão.
Texto: Rodrigo Francischangelis