WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
23.6 C
Limeira
10/12/2025

SP lança coletânea com experiências de sucesso da Proteção Social Básica

- Publicidade -spot_img
Banner Publicitário



A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) de São Paulo promoveu nesta terça-feira (9), no Sesc Pompéia, o lançamento da coletânea “Vozes e Vínculos nos Territórios: a Produção Coletiva de Proteção Social Básica nos municípios do Estado de São Paulo”. O evento, organizado pela Diretoria de Assistência Social (DAS), em parceria com a Escola de Desenvolvimento Social (EDESP), marcou a valorização do trabalho realizado pelos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que atuam na Proteção Social Básica.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP tem avanço histórico com aprovação do marco legal do Sistema Único de Assistência Social

A publicação reúne artigos de 22 municípios paulistas selecionados em um edital de experiências de trabalho social com famílias. Um mosaico de boas práticas que mostra o impacto real e a diversidade de olhares dos servidores que atuam na ponta, construindo vínculos e fortalecendo a proteção social em suas comunidades.

A secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Andrezza Rosalém, destacou a importância da iniciativa e ressaltou a aprovação do Projeto de Lei 1048/2025, iniciativa do Governo do Estado que consolida o SUAS no território paulista e atualiza as legislações vigentes da assistência social em São Paulo. “São Paulo merecia esse reconhecimento pela sua potência, pela sua representatividade, pelo trabalho de cada um dos trabalhadores e trabalhadoras da política de assistência social, que no seu dia a dia implementam um Sistema Único da Assistência Social. Hoje a gente está coroando e celebrando o SUAS”, disse.

No ano passado, a SEDS organizou a 1ª Mostra de Experiências de Trabalho Social com Famílias, que recebeu 186 projetos inscritos de 95 municípios do estado. Foram dois dias de trabalho e vivência conjunta ao redor da potência dos projetos realizados pelas equipes municipais. “Promovemos um momento de reflexão crítica sobre as ofertas da Proteção Social Básica, considerando as diversas metodologias e as possibilidades de atuação em nosso contexto socioeconômico e cultural. A coletânea vem para consolidar as experiências municipais e dar visibilidade à rica produção de conhecimento e às tecnologias sociais desenvolvidas pelas equipes do SUAS nos territórios”, destacou a secretária da SEDS.

Entre os artigos, estão ‘Vitoriosas’, de Lucianópolis, ‘Clube do Conto: Páginas que Transformam’, de Santa Cruz do Rio Pardo, ‘Trilha da Esperança’, de São Simão, ‘Falas de Griô’, de Santos, e ‘Colcha de Retalhos’, de Buritama. Esse trabalho celebra os diferentes olhares dos trabalhadores que atuam em serviços essenciais como o PAIF, o SCFV e o serviço no domicílio. A Proteção Social Básica é pilar central da atuação do SUAS, e é o trabalho social com famílias que fortalece vínculos, garante direitos e aproxima toda a rede socioassistencial às famílias paulistas.

Banner Publicitário

LEIA TAMBÉM: Governo de SP apresenta modelo que extinguiu a Cracolândia no I Simpósio Latino-Americano de Políticas Sobre Drogas

Tatiane Magalhães, diretora de Assistência Social da SEDS, ressalta que o evento vai muito além de uma cerimônia formal. “Este é um momento de celebração e troca de conhecimentos. É a consagração do esforço e da criatividade dos nossos profissionais. Uma oportunidade de aprendermos uns com os outros e de reforçarmos a importância do trabalho social com famílias para o desenvolvimento social do nosso estado. Os artigos reunidos nesta coletânea refletem a dedicação de quem está diariamente nos territórios, transformando realidades e construindo pontes entre as famílias e seus direitos”, destacou.

Da mostra à coletânea

A publicação é resultado direto da 1ª Mostra de Experiências de Trabalho Social com Famílias da Proteção Social Básica do Estado de São Paulo, realizada em 2024. Na ocasião, as equipes municipais puderam submeter artigos sobre suas experiências nos eixos de “Trabalho Social com Famílias no PAIF, com enfoque em grupos”, “Trabalho social com famílias no PAIF, com enfoque em ações comunitárias”, “Trabalho Social com Famílias no SCFV” e “Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio”.

Dos 186 projetos inscritos, 37 foram selecionados por uma comissão julgadora para serem expostos durante o evento, que contou com a presença de cerca de 350 trabalhadores do SUAS.

A coletânea agora reúne artigos de 22 desses municípios: Valparaíso, Catanduva, Barra Bonita, São Roque, Lucianópolis, Bálsamo, São José do Rio Preto, São Pedro do Turvo, Piracicaba, Santos, Itaquaquecetuba, Santa Cruz do Rio Pardo, Araçatuba, Osasco, Franca, Ribeirão Preto, Buritama, Guaíra, Fernando Prestes, São Simão, Iepê e Votuporanga.

O objetivo da coletânea é consolidar as experiências municipais de trabalho social com famílias, dar visibilidade à produção de conhecimento e às tecnologias sociais desenvolvidas pelas equipes do SUAS, além de promover uma reflexão crítica sobre as ofertas da Proteção Social Básica. Os textos refletem a diversidade do trabalho realizado em serviços essenciais como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ofertado em CRAS, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.



Informações GOV.SP

Banner Publicitário
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading