WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
18.4 C
Limeira
24/04/2026

Possíveis impactos ambientais em loteamentos no Pq. N. S. das Dores são fiscalizados pela Comissão de Meio Ambiente

- Publicidade -spot_img
Banner Publicitário

Possíveis impactos ambientais em loteamentos no Pq. N. S. das Dores são fiscalizados pela Comissão de Meio Ambiente

Preocupados com os possíveis impactos ambientais causados por dois novos empreendimentos imobiliários localizados no Parque Nossa Senhora das Dores, principalmente em relação às árvores plantadas em frente ao terreno, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara fiscalizou os arredores do loteamento Araucárias na tarde desta quinta-feira, 23 de abril.

O colegiado também vistoriou áreas verdes próximas à rua Nélia Foster Pezzoto, no  Parque Abílio Pedro, que estão tomadas pelo mato e com lixo descartado irregularmente em diversos pontos.

No loteamento os vereadores conversaram com Guilherme Garcia, proprietário da empresa Garcia Terraplenagem, responsável pelo empreendimento. Em relação às árvores localizadas em frente ao terreno, ele informou que há um termo de compromisso ambiental firmado que compreende a recomposição ambiental tanto dessa área, como de uma outra mais abaixo, no entanto disse que algumas árvores precisarão ser retiradas, com a devida compensação.

Áreas verdes

Nas áreas verdes localizadas no Parque Abílio Pedro, na altura da rua Nélia Foster Pezzoto, os vereadores encontraram diversos pontos com descarte irregular de lixo, mesmo após uma recente limpeza executada pela Prefeitura. O mato alto também foi um problema observado pelo colegiado, tanto nos passeios públicos, dificultando a mobilidade, como nos canteiros centrais, no parquinho e no campinho de futebol.

Banner Publicitário

Durante a diligência os vereadores ressaltaram que as áreas são belas e poderiam ser bem utilizadas pela população, caso a Prefeitura criasse um bosque ou um parque linear.

Após receberem reclamações de diversos munícipes sobre a qualidade da água nos últimos dias, em relação a cores e odores, a Comissão deliberou convidar um representante da empresa para prestar esclarecimentos sobre o assunto na próxima reunião do colegiado, no dia 30 de abril, às 15h. O evento será transmitido ao vivo pelos canais de comunicação do Legislativo no Youtube, Facebook e site.

Além disso, os vereadores também encaminharam ofício à concessionária, durante a reunião realizada nesta quinta-feira, 23 de abril, questionando sobre a qualidade da água, se houve registro de não conformidade com os padrões estabelecidos e, em caso positivo, se a água está própria para consumo humano e se há risco à saúde pública em relação às alterações relatadas.

Questionou também sobre as alterações sensoriais relatadas pelos munícipes, pedindo explicações sobre as alterações de cor, odor ou sabor, se houve mudança no manancial de captação ou alteração no processo de tratamento e se foram realizadas limpezas de reservatórios, descargas de rede, manutenções ou intervenções operacionais.

Pedem ainda relatório sobre ocorrências operacionais nos últimos 30 dias e perguntam com que frequência são realizadas análises da água distribuída, se há monitoramento e qual abrangência, se relatórios de qualidade da água estão disponíveis ao público e onde, quantas reclamações foram registradas nos últimos 30 dias e quais medidas corretivas e preventivas foram adotadas.

Fazem parte da Comissão os vereadores Felipe Penedo (PL), presidente; Tatiane Lopes (Avante), vice-presidente; e Helder do Táxi (PSD), secretário. As deliberações feitas durante a reunião constam em ata.


Fonte: Câmara Municipal de Limeira

Banner Publicitário
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading