
A Polícia Militar realizou nesta quarta-feira (10) uma série de operações simultâneas em diferentes regiões do Estado de São Paulo para combater o crime organizado. O objetivo foi cumprir medidas judiciais expedidas pelas Justiças Estadual e Federal voltadas ao enfrentamento do crime organizado.
As mobilizações reuniram 250 policiais militares de unidades da capital paulista e região metropolitana, do interior do estado, nas áreas de Campinas e Piracicaba. As ações contaram com o apoio do Batalhão de Ações Especiais de Polícia, do Comando de Choque e da Polícia Militar Ambiental. O trabalho foi desenvolvido em parceria com O ministério Público de São Paulo e a Polícia Federal.
Ao todo, os policiais executaram 85 mandados de busca e apreensão e 24 mandados de prisão relacionados a investigações de tráfico de drogas e armas, lavagem de capitais, associação criminosa, roubos, furtos especializados e comércio ilegal de insumos agrícolas.
Entre os resultados consolidados, as forças de segurança recolheram 1,2 tonelada de maconha, numa apreensão em Mirassol, no interior do estado. Na região de Campinas, os policiais cumpriram dois mandados de busca contra um criminoso integrante de uma facção criminosa, investigado pelos crimes de tráfico e associação para o drogas e associação criminosa.
LEIA TAMBÉM: Operação Hera II: Polícia de SP mobiliza efetivo em todo o estado para prender agressores de mulheres
Ao longo do dia, foram apreendidas cinco armas de fogo ilegais, 165 munições, quinze celulares, cinco veículos, pen drives, R$ 45 mil em espécie e moeda argentina.
As operações também resultaram na localização e prisão de indivíduos investigados em diferentes frentes criminosas, incluindo crimes patrimoniais e ações voltadas ao desvio e comércio irregular de agrotóxicos e outros insumos.
LEIA TAMBÉM: Operação da Polícia Civil de SP combate crimes sexuais contra crianças e adolescentes
As ações reforçam o trabalho articulado da Polícia Militar e das instituições parceiras no enfrentamento a organizações criminosas e no avanço de estratégias que ampliam a segurança da população paulista por meio da interrupção de atividades ilícitas e da responsabilização de seus operadores.
Ação conjunta da Polícia Ambiental e o Ministério Público
A Polícia Militar Ambiental desencadeou a Operação Pesticida, uma ação integrada com o Ministério Público do Estado de São Paulo.
A ação teve como finalidade desmantelar uma organização criminosa envolvida na falsificação, furto, roubo e receptação de agrotóxicos, além de lavagem de dinheiro.
A operação desmantelou cinco laboratórios clandestinos dedicados à adulteração, envase e falsificação de agrotóxicos. Ao longo do cumprimento das ordens judiciais, 22 pessoas foram presas e quatro armas de fogo foram apreendidas.
As equipes encontraram ainda grande quantidade de material voltado à adulteração e falsificação, como embalagens, rótulos, produtos químicos e diferentes insumos, indicando a estrutura complexa da atividade criminosa.






