
Limeira avançou do 10º para o 7º lugar no ranking estadual dos Municípios de Interesse Turístico (MITs). Com a nova posição, o município passa a receber repasses do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (FUMTUR), destinados a obras, manutenção e melhorias em equipamentos e áreas de infraestrutura turística. Espaços como o Horto Florestal, Parque Cidade e Bosque Maria Thereza estão entre os locais previstos para receber investimentos.
O novo ranqueamento integra o Projeto de Lei 1274/2025, aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em 3 de dezembro de 2025, e aguarda sanção do governador.
A avaliação dos MITs é realizada a cada três anos pelo Grupo de Análise dos Municípios Turísticos (GAMT), da Secretaria de Viagens e Turismo do Estado. A classificação considera critérios como planejamento e governança, infraestrutura, atrativos, eventos, sustentabilidade e desempenho socioeconômico do setor.
Com o 7º lugar, Limeira permanece entre as dez cidades mais bem avaliadas do Estado no grupo dos MITs. Segundo a Secretaria de Turismo e Eventos, o resultado se relaciona a ações de gestão, organização de eventos e ampliação da oferta turística local.
“O resultado reforça o trabalho desenvolvido e garante recursos que serão aplicados em locais estratégicos, beneficiando a população”, afirmou o secretário de Turismo e Eventos, Silvio Britto.
O Estado conta atualmente com 78 Estâncias Turísticas e 136 Municípios de Interesse Turístico entre os 645 municípios paulistas, todos aptos a receber recursos do FUMTUR conforme sua classificação.






