
O município de Franca, no interior paulista, recebeu nesta segunda-feira (15) a inauguração da 11ª unidade do Espaço Prevenir, serviço do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS). Esta é a sexta unidade entregue em 2025, marcando a expansão da rede de prevenção às drogas e apoio às famílias em vulnerabilidade social. O vice-governador Felício Ramuth e a secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, participaram da entrega.
LEIA TAMBÉM: Governo de São Paulo entrega novo espaço do Bom Prato Ribeirão Preto
O vice-governador Felício Ramuth, que coordena as ações das Políticas Sobre Drogas no Estado, destacou o impacto da expansão do serviço. “Cada Espaço Prevenir que inauguramos representa uma porta aberta para quem busca recomeçar e para famílias que precisam de apoio. Estamos levando para o interior paulista uma política pública que reconhece a importância da prevenção e do cuidado continuado. O combate às drogas não se faz apenas com repressão, mas com acolhimento, tratamento e oportunidades reais de transformação. Franca agora conta com mais essa ferramenta para fortalecer vínculos e devolver esperança a quem mais precisa”, afirmou.
A secretária Andrezza Rosalém reforçou a missão do equipamento. “O Espaço Prevenir é muito mais que um serviço de prevenção: é um lugar de portas abertas que atua no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Oferecemos atendimento qualificado e acolhedor, capaz de evitar recaídas e romper o ciclo do uso de drogas, inclusive no ambiente familiar. Nosso trabalho alcança não apenas quem está em processo de recuperação, mas também os familiares, incluindo filhos de dependentes, para que possamos romper esse ciclo de forma estrutural. Queremos mudar a cultura e o olhar sobre o uso de substâncias psicoativas, promovendo uma sociedade mais acolhedora e menos preconceituosa”, destacou.
A secretária acrescentou que a expansão do serviço é estratégica. “Cada nova unidade representa o fortalecimento da rede de proteção social e amplia a presença do Estado no enfrentamento à dependência química em São Paulo. Nosso objetivo é expandir ainda mais essa metodologia na capital e no interior, garantindo que ninguém fique desassistido”,
completa.
A nova unidade tem capacidade para atender até 200 pessoas ao mês. Sua missão é criar redes de apoio e cuidados, fortalecer vínculos familiares e auxiliar na recuperação e prevenção de recaídas de pessoas com transtornos causados pelo uso de substâncias psicoativas.
O serviço oferece atendimentos individualizados com assistente social, terapias em grupo e individuais com psicólogos, além de atividades educativas, culturais e de lazer coordenadas por profissionais da pedagogia. Também disponibiliza orientação profissional ao público referenciado, facilitando a inserção no mercado de trabalho por meio de elaboração de currículo e busca por emprego, estimulando a reinserção social e a autonomia financeira.
As unidades do Espaço Prevenir funcionam de portas abertas, de terça a sexta-feira, das 12h às 21h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Para a implantação da unidade foram investidos R$ 50 mil, com custeio mensal de igual valor, totalizando R$ 600 mil por ano. O Espaço Prevenir de Franca fica na Rua Antônio Pimenta, 845, bairro São José.
Sobre o Espaço Prevenir
A primeira unidade do Espaço Prevenir foi inaugurada em julho de 2023. Atualmente, o serviço está presente em três regiões da capital paulista e também em São José dos Campos, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Guarulhos, Carapicuíba, São Vicente e agora em Franca.
Desde o início das atividades, mais de 3 mil pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas e seus familiares já foram atendidas por uma equipe interdisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, entre outros profissionais.
O desafio do Espaço Prevenir é mudar a cultura e o olhar sobre o uso de substâncias psicoativas, oferecendo auxílio à comunidade por meio de atendimento qualificado e acolhedor. No local, são dadas orientações sobre convivência familiar para evitar rompimentos nas relações, garantindo a proteção de toda a família.






