O Teatro Nair Bello recebeu na manhã desta sexta-feira (15) o Fórum sobre Altas habilidades e inclusão no ambiente escolar. Participaram da atividade gestores escolares, professores, servidores públicos e familiares de alunos. A iniciativa, que tem apoio da Secretaria de Educação de Limeira, é do gabinete da vereadora Mariana Calsa.
O secretário Antônio Montesano Neto agradeceu a presença de todos e frisou que a pasta está de portas abertas para todas as iniciativas voltadas à capacitação de educadores. “Que todos tenhamos uma manhã muito produtiva e de importantes aprendizados”, falou.
A deputada estadual Andreia Werner foi uma das debatedoras do evento e também integrou a mesa de abertura. Ela contou sobre sua experiência pessoal como criança com altas habilidades, que não foi diagnosticada na infância. “Eu já tinha 47 anos, quando a partir do diagnóstico do meu filho, que é autista, foi investigada a minha condição”, contou. Ela destacou que os educadores devem estar atentos para dar o melhor atendimento, com inclusão, a todas as crianças.
A vereadora Mariana Calsa destacou que tem buscado mais conhecimento sobre esse assunto, que muitas vezes é negligenciado nas políticas públicas. “Esse fórum tem como objetivo iniciar uma conversa, pois ainda tem muito a ser feito para que possamos atender a demanda existente hoje em Limeira”, disse.
Ocorreram dois painéis: o primeiro teve como tema “Altas habilidades e superdotação” e foi composto pela agente de desenvolvimento educacional Lúcia Cardoso, pela presidente da Associação Nexus, Maraiza Nocolini, e pela psicopedagoga Thaise Venturini Pregnolatto. Já o segundo painel foi sobre “Inclusão no ambiente escolar” e contou com Andreia Werner e com a advogada especialista em direito educacional Vanessa Ziotti. Ao longo do evento, os presentes puderam participar com perguntas e contribuições. A vereadora Bruna Magalhães participou da atividade.






