WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
28.3 C
Limeira
20/02/2026

Estudante de Limeira está entre os melhores do mundo no Pokémon TCG

- Publicidade -spot_img
Banner Publicitário


O que para muitos é apenas um jogo de cartas, para diversas famílias e educadores tem se mostrado uma poderosa ferramenta de desenvolvimento cognitivo e socioemocional. O Pokémon Trading Card Game (TCG), popular entre crianças e jovens no mundo todo, estimula habilidades que refletem positivamente no desempenho escolar.

Esse é o caso de Lucas Sanches, estudante do Colégio Jandyra, em Limeira, que vem se destacando no cenário competitivo do Pokémon TCG. O garoto acaba de voltar de Londres onde participou do Campeonato Internacional Europeu (EUIC 2026), com mais de 5 mil participantes de todo o mundo e conquistou 14º lugar. Hoje, ele é o 4º lugar no ranking do Brasil, 4º lugar no ranking da América Latina e 31º no ranking mundial. O resultado deste campeonato garantiu sua vaga para o mundial que vai ocorrer em agosto, na California.

A história de Lucas com os jogos de Pokémon começou como brincadeira de criança. Os pais, Monica Reinhardt Sanches e Junior Sanches, sempre apoiaram o interesse do filho pelo jogo e ficaram surpresos com o talento que, até então, estava escondido. “Quando percebemos que ele estava se destacando e conquistando os primeiros lugares nos campeonatos e torneios que participava, entendemos que não se tratava mais de uma simples brincadeira”, explica o pai.

A família então decidiu investir no hobby do filho. Lucas começou a fazer aulas particulares e se preparar para os campeonatos. “Nossa única determinação foi que ele não deixasse os estudos de lado. Isso foi inegociável para nós. E, para nossa surpresa, o desempenho dele melhorou ainda mais na escola”, conta a mãe.

Banner Publicitário

A melhora na performance escolar de Lucas tem explicação. O Pokémon Trading Card Game (TCG) é reconhecido por estimular habilidades cognitivas importantes, como raciocínio lógico, interpretação de texto, cálculo matemático e tomada de decisão. Durante as partidas, os jogadores precisam planejar estratégias, administrar recursos e antecipar movimentos do adversário. Além dos benefícios cognitivos, o jogo também promove disciplina, resiliência emocional e respeito às regras.

Essas práticas fortalecem habilidades como concentração, planejamento e resolução de problemas. Além disso, o ambiente competitivo saudável contribui para o desenvolvimento de disciplina, resiliência emocional, respeito às regras e convivência social.

Com uma rotina de treinos intensos e participação ativa nos principais eventos do circuito oficial da Pokémon Company, Lucas simboliza a nova geração de competidores brasileiros que unem disciplina e paixão pelo jogo. Nesta temporada, já participou de importantes torneios, como o Campeonato Internacional da América Latina (LAIC) em São Paulo, o Regional em Belo Horizonte, além de representar o Brasil no Special Event de Buenos Aires, no Campeonato Regional em Santiago, no Chile e, recentemente, no Campeonato Internacional Europeu (EUIC 2026).

Os pais acreditam que o Colégio Jandyra, onde Lucas estuda, tem papel importante nessa trajetória, oferecendo apoio e incentivo ao aluno. “A escola reconhece o valor educativo da prática e a importância do equilíbrio entre vida acadêmica e atividades extracurriculares. Esse suporte contribui para que Lucas mantenha um bom desempenho escolar enquanto se dedica ao circuito competitivo”, destaca Júnior.



Informações: Dínamus Comunicação

Banner Publicitário
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading