
A Secretaria de Educação realizou hoje, 24/06, a segunda etapa do ciclo de seminários No Ritmo das Infâncias: Práticas e Descobertas na Educação Infantil, uma iniciativa voltada à valorização das práticas pedagógicas e ao fortalecimento da formação continuada dos profissionais que atuam com as crianças nas escolas municipais.
O encontro foi realizado no Centro de Formação Educacional Professor Antonio Carlos de Mendes Thame, com atividades nos períodos da manhã e da tarde; a abertura do evento foi coordenada pela secretária de Educação, Juliana Vicentin.
“Momentos como este não são apenas espaços de formação, mas também oportunidades de fortalecer vínculos, reconhecer trajetórias e estabelecer um espaço de troca de experiências e saberes. Ao promovermos o encontro, reafirmamos que a construção de uma educação de qualidade passa necessariamente pela valorização de quem está na prática cotidiana, pensando, planejando e cuidando”, disse Juliana.
Foram realizadas 49 apresentações de experiências pedagógicas vividas nas escolas da Rede, evidenciando práticas que valorizam as múltiplas linguagens como dimensões fundamentais do desenvolvimento infantil.

Com a temática Literatura e Pluralidade Cultural, o encontro promoveu reflexões sobre o papel das narrativas e das múltiplas culturas no cotidiano escolar, além de destacar a importância do letramento na Educação Infantil. Nessa etapa da aprendizagem, o letramento acontece por meio de experiências significativas com a linguagem, histórias, símbolos e expressões culturais, sempre respeitando os tempos e modos próprios das crianças.
Cerca de 500 pessoas participaram como ouvintes, entre educadores, coordenadoras pedagógicas, diretores e supervisores da Rede Municipal de Educação, promovendo um espaço de escuta, reconhecimento e fortalecimento dos vínculos entre os profissionais. Cada relato mostrou como os professores têm promovido o contato das crianças com diferentes formas de linguagem, de forma sensível, lúdica e significativas à realidade dos territórios.

Este foi o segundo de quatro encontros programados ao longo do ano. O primeiro foi realizado em abril e os próximos estão previstos para os meses de setembro e novembro. Os Ciclos de Seminários da Educação Infantil são momentos dedicados à valorização e visibilidade das práticas pedagógicas cotidianas, fortalecendo a formação continuada e a troca entre os profissionais da Rede.
Além das apresentações, o Ciclo incluiu encontros formativos com diretores, e uma trilha formativa foi disponibilizada para os professores, com materiais de estudo para nutrir e inspirar as ações pedagógicas.