
A Secretaria de Saúde de Limeira confirmou nesta terça-feira (27) a primeira morte por dengue em 2025. A vítima é uma mulher, de 74 anos, que apresentava comorbidades. O caso foi atendido pelo Samu, em 27 de março, que constatou o óbito na própria residência da vítima, no Jd. Santo André.
Seguindo a legislação vigente, o corpo da vítima foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito para investigação. Os exames laboratoriais foram realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, que confirmou a causa da morte na última sexta-feira (23). Além dessa confirmação, o município tem 20 óbitos em investigação e outros 6 já foram descartados.
A responsável pela pasta, Maria Helena Chen, reforça que o caso evidencia a gravidade da dengue e destaca a importância de a população procurar atendimento médico frente aos sinais da doença. “Os principais sintomas da dengue incluem febre alta, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, cansaço extremo e náuseas”, afirmou.
A Divisão de Controle de Zoonoses ressalta que as ações de controle e prevenção ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, seguem intensas no município. Além dos mutirões e das vistorias casa a casa feitas pelos agentes de zoonoses e de saúde, o município aderiu à nebulização veicular no dia 15 de abril. O procedimento elimina os apenas os mosquitos adultos (alados), no entanto, os criadouros devem ser erradicados pelos próprios moradores.
“O envolvimento da população no controle dos criadouros é essencial no enfrentamento à dengue”, completou Maria Helena Chen.