Um marco histórico para a Santa Casa de Limeira, e que amplia e beneficia pacientes oncológicos de toda a região, teve início neste sábado (24/5) com a inauguração de um moderno acelerador linear no Centro de Oncologia de Limeira (COL). A solenidade contou com a participação de autoridades de Limeira, Cordeirópolis e Iracemápolis, bem como de colaboradores da instituição.
Wilson Rocha, provedor da Santa Casa de Limeira, fez questão de nomear todos que auxiliaram na aquisição do novo equipamento, mas, em especial, ao deputado federal Miguel Lombardi, que atuou na intermediação para aquisição do acelerador, e ao Instituto João e Belinha Ometto, que doou aproximadamente R$ 2 milhões para as obras do bunker, local onde fica o acelerador.
Em seu discurso, Miguel Lombardi discorreu sobre o histórico para obter o acelerador e mencionou que a aquisição do equipamento não foi por meio da ação de uma só pessoa, mas com a participação de várias mãos. “As digitais de cada um de vocês estão naquele equipamento”.
Prefeito de Limeira, Murilo Félix lembrou que não há como pensar na administração da cidade sem levar em conta a saúde, sobretudo a Santa Casa de Limeira. As prefeitas de Cordeirópolis e Iracemápolis, Cristina Saad e Nelita Michel, respectivamente, também citaram a importância da Santa Casa de Limeira no auxílio à saúde dos municípios por elas administrados.
Também presentes na solenidade de inauguração, os vereadores Everton Ferreira (presidente da Câmara de Limeira), Mara Isa Mattos Silveira (autora da moção), Felipe Penedo, Lu Bogo e Carlinhos do Grotta aproveitaram a ocasião e entregaram nas mãos do provedor Wilson Rocha e do vice-provedor, José Mário Bozza Gazzetta, a moção de congratulações pelos 130 anos de fundação da Santa Casa de Limeira. Terezinha Guarnieri, vereadora na gestão anterior, também participou do ato.
Outro momento importante do evento foi a homenagem feita ao deputado Miguel Lombardi. A empresa Elekta, fabricante do acelerador, produziu uma miniatura do equipamento e entregou ao deputado. “Esta homenagem eu divido com todos vocês”, disse o parlamentar.
Após o descerramento da placa, o público presente foi levado ao bunker onde fica o acelerador linear. No local, o Dr. Leonardo Lage, médico radioterapeuta, e Dra. Susiane Moraes Araújo, física médica responsável pelos equipamentos no COL, apresentaram detalhes sobre o funcionamento.
Além dos prefeitos e vereadores mencionados, estiveram no evento ex-provedores da Santa Casa de Limeira, integrantes da Mesa Diretora e da Administração do hospital, colaboradores e representantes do Departamento Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-10).
Sobre o novo acelerador
O novo acelerador linear, modelo Elekta Infinity, foi adquirido por meio de emendas parlamentares destinadas pelo deputado federal Miguel Lombardi, com apoio da Prefeitura de Limeira e governo do Estado de São Paulo. O investimento no equipamento, de última geração, foi de aproximadamente R$ 9 milhões. A indicação da emenda ocorreu em 2019, com início do processo licitatório em fevereiro de 2021. A produção do equipamento foi realizada na Inglaterra e o transporte ao hospital ocorreu em 28 de janeiro deste ano.
Depois desta data, o equipamento passou por processo de montagem, calibragem e testes. As equipes também foram capacitadas para a utilização da nova tecnologia, que substituirá um equipamento que ficou em operação há mais de 20 anos.
Com tecnologia de ponta, o novo acelerador permitirá a ampliação da capacidade de atendimento e a aplicação de técnicas avançadas de radioterapia, contribuindo para a redução no número de sessões e no tempo de tratamento de pacientes com tipos de câncer de maior complexidade. Trata-se do segundo acelerador linear em operação no Centro de Oncologia de Limeira, o que amplia de forma significativa a infraestrutura de atendimento da unidade.
O acelerador linear Elekta Infinity oferece tratamentos com alta precisão, utilizando técnicas como IMRT, VMAT, Radiocirurgia, Radioterapia Estereotáxica e tratamentos tridimensionais. A versatilidade e a eficiência do aparelho contribuem para terapias mais rápidas e confortáveis aos pacientes, com maior precisão na aplicação das doses de radiação.
Fotos: Santa Casa de Limeira/Divulgação