Na sessão ordinária desta segunda-feira, 19 de maio, foi aprovada a Moção de Apelo Nº 81/2025, de autoria da vereadora Lu Bogo (PL). O documento foi encaminhado pela parlamentar ao Governo do Estado para que seja feita a contratação de mais médicos legistas para atender Limeira.
“Pleiteamos mais médicos legistas para atender a nossa cidade e região. Há relatos de famílias que chegaram a esperar por quase doze horas pela liberação do corpo do ente querido. Isso causa dor e tristeza aos familiares. Queremos com esta Moção chamar a atenção do governador e do secretário Estadual de Segurança Pública e conseguir mais médicos legistas para cá”, explicou a vereadora Lu Bogo.
Nas considerações, a parlamentar cita que desde 2019 a falta de médicos legistas está em pauta, e já apresentou ofícios, moções de apelo, indicações para as gestões anteriores, e esta moção aprovada reforça o pedido.
Em resposta à Moção de 2019, a Superintendência da Polícia Técnico-Científica informou que a cidade e região contava com apenas quatro médicos legistas para atender Limeira e região, em regime de plantão, quando o necessário seriam seis e, para suprir a demanda, eram aguardados os aprovados do Concurso 2013, do qual os convocados estavam em formação na Academia de Polícia do Estado para assumir a vacância. Acrescenta que, segundo a resposta da época, um novo concurso seria aberto com a previsão de 189 vagas para atender as necessidades do interior do Estado.
“Em 2022 a expectativa com a abertura do concurso era pelo preenchimento de 19 vagas para atender a região de Americana, que inclui Limeira, Piracicaba, Rio Claro e São João da Boa Vista, mas não aconteceu. Ainda estamos defasados. Por respeito às famílias enlutadas que querem velar seus entes, é que fazemos este apelo por mais médicos legistas”, justificou Lu Bogo.
A parlamentar cita que o médico legista que atende Limeira é compartilhado também com as cidades de Araras, Conchal, Cordeirópolis, Iracemápolis, Leme, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição, somando uma população que ultrapassa 900 mil pessoas.
“Queremos respostas oficiais e previsão de quando teremos a contratação de mais médicos legistas, por isso protocolamos esta Moção”, destacou Lu Bogo.
Uma cópia da Moção aprovada foi encaminhada para o governador Tarcísio de Freitas; ao IML Limeira; ao prefeito Murilo Félix; ao secretário Estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite; ao secretário Siddharta Carneiro Leão; ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), ao deputado estadual André do Prado (PL) e para o deputado federal Miguel Lombardi (PL-SP).
Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Lu Bogo (PL)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.