Em memória ao Dia da Luta Antimanicomial, foi realizado na última quinta-feira, 15 de maio, um seminário promovido pelo Fórum Limeirense da Luta Antimanicomial em parceria com a vereadora Isabelly Carvalho (PT) e com o apoio da Câmara Municipal de Limeira. O evento teve como principal objetivo debater os avanços, desafios e perspectivas da reforma psiquiátrica no Brasil e contou com a presença de profissionais da saúde mental, usuários dos serviços, além de familiares e acadêmicos.
A programação incluiu uma mesa de debates com o psicólogo clínico e especialista em psicanálise e clínica contemporânea, Erickson Jovino, e a especialista em saúde mental e atenção psicossocial e terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Limeira, Ana Carolina Agapito, militante da Luta antimanicomial desde os 15 anos; e a vereadora Isabelly Carvalho, que possui uma agenda voltada à defesa dos direitos humanos e é autora da Lei Nº 89/2025, que institui o Dia Municipal da Luta Antimanicomial em Limeira.
A parlamentar explicou que a luta antimanicomial defende uma sociedade sem manicômios, com serviços substitutivos que promovam o cuidado em liberdade. “O seminário visou fortalecer esse compromisso, estimulando o debate público sobre políticas de saúde mental mais humanizadas e inclusivas”, destacou a parlamentar.
Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Isabelly Carvalho (PT)
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.