Com o apoio da Câmara Municipal, foi realizada no último sábado, 17 de maio, a 7ª Conferência Municipal da Cidade de Limeira. O objetivo foi debater os desafios urbanos locais e propor soluções que fortaleçam o planejamento participativo. O evento foi organizado por uma comissão preparatória composta por representantes do poder público e da sociedade civil, com apoio da Escola Legislativa Paulo Freire e do Senac.
Com o tema “Construir cidades seguras, resilientes, inclusivas, prósperas e sustentáveis”, a Conferência teve como finalidades indicar prioridades para a atuação da municipalidade, escolher as delegadas e delegados para a 7ª Conferência Estadual das Cidades e aprovar as propostas para a etapa estadual.
O evento foi transmitido ao vivo pelos canais de comunicação da Câmara de Limeira, os vídeos na íntegra podem ser conferidos nos links: parte 1 – abertura e palestras, parte 2 – propostas e eleição das delegadas e delegados.
Palestras
Foram cinco palestras divididas por eixos temáticos. As arquitetas e urbanistas Alessandra Sciota e Lívia Salvi Lazaneo falaram sobre urbanismo e habitação; a professora e doutora em Engenharia Química, Simone Pozza, discorreu sobre meio ambiente e mudanças climáticas; já a professora doutora do curso de Ciência e Tecnologia da Unicamp Vivian Silveira dos Santos abordou o tema infraestrutura e mobilidade; enquanto o professor da Faculdade de Tecnologia da Unicamp Filipe Canteras seguiu com a temática cidades inteligentes; a professora doutora da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp Thaís Aparecida Dibbern encerrou os eixos dialogando sobre governança e participação social.
Após as palestras, os participantes foram divididos em grupos de trabalho que elaboraram propostas para cada eixo temático. Essas propostas serão levadas à Conferência Estadual, que acontece em julho. Também foi realizada a eleição das delegadas e delegados de segmentos específicos que representarão Limeira na etapa estadual.