
O trabalho de nebulização veicular contra a dengue segue a partir de amanhã (20) para o Jd. São Francisco, Jd. Morro Azul e Jd. Caieira, em Limeira. A ação é promovida pela Secretaria de Saúde e continuará na quarta (21) e na quinta-feira (22), sempre no fim da tarde.
Para garantir a eficácia da nebulização contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, a Secretaria de Saúde orienta que os moradores mantenham portas e janelas abertas durante a passagem do veículo. A recomendação também inclui a proteção de aquários, gaiolas de pássaros e caixas de abelhas. Pessoas alérgicas e idosos acamados devem permanecer em ambientes fechados por, pelo menos, 30 minutos após a aplicação do inseticida.
O produto utilizado na nebulização é fornecido pelo Ministério da Saúde e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a Secretaria de Saúde, ele não apresenta riscos para cães e gatos.
A pasta ressalta que a nebulização é uma ação complementar, pois elimina apenas os mosquitos adultos. Para evitar a proliferação do vetor, a orientação é que a população realize vistorias semanais nos imóveis, dedicando pelo menos 10 minutos para eliminar possíveis criadouros.