A Prefeitura de Limeira deu início, nesta semana, às visitas técnicas do projeto Semeadores do Futuro, que visa capacitar educadores para a implantação e desenvolvimento de hortas escolares. O intuito é que o projeto se consolide como ferramenta de educação ambiental e promoção de hábitos saudáveis. A iniciativa ocorre em parceria entre as secretarias municipais de Agronegócios e Áreas Rurais e de Educação.
A secretária de Agronegócios e Áreas Rurais, Antonieta Polatto, e a analista ambiental Giuliana Buzolin, visitaram as hortas da Emeief Dona Mariazinha e do CI Carolina Guilhermina Schenoor Bohianva, ambas localizadas no bairro Abílio Pedro, e do CI Irmã Maria José, no bairro Cecap. Os responsáveis pelo projeto nas unidades escolares receberam orientações sobre o manejo das hortas e um diagnóstico com sugestões para a organização e ampliação dos espaços.
Antonieta conta que as visitas foram positivas e proveitosas. “Há um grande engajamento das equipes escolares e um potencial grande de ampliação do projeto”, comemora. De acordo com ela, as hortas podem ser integradas a diversos projetos pedagógicos interdisciplinares, que podem enriquecer o aprendizado das crianças e envolver a comunidade.
FORMAÇÃO
Os servidores e voluntários responsáveis pelo cuidado e manutenção de hortas nas escolas municipais de Limeira receberam capacitação no início de maio. O encontro reuniu representantes de 40 unidades escolares. A secretária Antonieta Polatto, abordou temas como técnicas de plantio e controle de pragas. O biólogo Maicon Grella falou sobre compostagem e a analista ambiental Giuliana Buzolin apresentou detalhes do projeto Semeadores do Futuro aos presentes. Os participantes receberam uma apostila digital elaborada pela Embrapa, com orientações detalhadas para a implantação das hortas escolares, sementes, mudas para o plantio e alguns insumos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3451-2550.