O vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB) se reuniu nesta segunda-feira, 5 de maio, com a fundadora e coordenadora do Programa UniversIDADE, Alice Helena de Danieli, na Faculdades de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp). Depois de conhecer o projeto que abre as portas da instituição às pessoas com 50 anos ou mais, o vereador sugeriu parcerias para ampliar o acesso.
Segundo o parlamentar, a iniciativa é realizada há dez anos em Campinas e em Limeira teve início no ano passado, quando a comunidade passou a ter acesso a oficinas, cursos, atividades esportivas, educativas, culturais e de lazer gratuitas. “É uma forma de retribuição direta da Unicamp à população, estreitando laços e promovendo a valorização das pessoas dessa faixa etária, muitas vezes consideradas invisíveis pela sociedade”, afirmou Dr. Marcelo Rossi.
Por meio do “UniversIDADE”, de acordo com ele, pessoas que nunca tiveram a oportunidade de entrar em uma universidade agora têm acesso a toda estrutura dos campi da Unicamp na cidade, pois as atividades também acontecem na FT e no Cotil.
A coordenadora acrescentou que o objetivo não é somente atender o público idoso, mas também preparar as pessoas para o processo de envelhecimento e de aposentadoria, estimulando a saúde física e mental, a qualidade de vida, a socialização e a autonomia dos participantes.
Na avaliação do Dr. Marcelo, o programa ajuda também o município, à medida que absorve essa demanda crescente da população. “Portanto, vejo também possibilidades de parcerias, envolvendo o Ceprosom por exemplo, que hoje também oferece assistência aos idosos nos grupos de terceira idade”, propôs o parlamentar.
O encontro contou ainda com a presença de Pedro José Calille Sanches e Lívia Salvador Basso, administradores de projetos estratégicos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proeec) da Unicamp. “O próximo passo, agora, é intermediar um encontro com o prefeito Murilo Felix e abrir o diálogo para parcerias”, disse Dr. Marcelo Rossi.
Do Gabinete Parlamentar – Vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB)
*Fotos do Gabinete parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.