
Os servidores e voluntários responsáveis pelo cuidado e manutenção de hortas nas escolas de Limeira receberam capacitação na manhã desta sexta-feira (9). A iniciativa, que integra o projeto Semeadores do Futuro, foi realizada em parceria entre as secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Agricultura. A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Antonieta Polatto, abordou temas como técnicas de plantio e controle de pragas. O biólogo Maicon Grella falou sobre compostagem e a analista ambiental Giuliana Buzolin apresentou detalhes do projeto Semeadores do Futuro aos presentes.
Antonieta avalia o encontro como positivo. “Todos participaram com relatos e tiraram dúvidas, foi muito proveitosa a conversa”, diz. A secretária anunciou que a estrutura da pasta está a disposição das escolas, com a doação de sementes, mudas e composto orgânico. Além disso, as escolas interessadas podem realizar visita monitorada ao Viveiro de Mudas do Horto Municipal. Também será feito um trabalho de visita às hortas escolares, com orientação técnica para cada caso.
O auxiliar geral Adelino da Cunha é o responsável pela horta na Emeief José Roberto Braz há cerca de 3 anos. Ele conta que orienta os alunos no plantio e cuidados com as plantas. “Trabalhamos com alface, almeirão e rúcula; a gente colhe e os alunos consomem na merenda da escola”, explica. Ele afirma que gostou da capacitação e que foi uma oportunidade de trocar experiências.
A ação encerra as comemorações do Dia Mundial do Campo (5 de maio).