A Comissão de Esporte, Cultura e Turismo da Câmara visitou nesta sexta-feira, 9 de maio, a Associação Limeirense de Ginástica (ALG) para conhecer a infraestrutura onde são realizadas as aulas de ginástica artística e ginástica rítmica. A AGL é uma das entidades que participam do chamamento público da Secretaria de Esportes.
Os vereadores Guilherme Guido (PL), presidente, e Costa Júnior (Podemos), vice-presidente, foram recebidos pela educadora física Lais Nascimento, responsável pela AGL. As aulas de ginástica artística e ginástica rítmica são realizadas em um galpão alugado, adaptado. Ao todo, 75 alunos, meninos e meninas com idade entre 10 e 12 anos, participam das aulas.
Laís contou aos vereadores que as aulas ministradas pela AGL eram realizadas no ginásio do Centro Comunitário do Jardim Boa Vista, no entanto, a administração anterior da Secretaria de Esportes pediu que eles deixassem o espaço em 2023. Desde então as aulas são realizadas no galpão alugado.
A maior parte dos equipamentos são da própria Associação, somente as barras paralelas, a trave e o trampolim foram comprados com o recurso do chamamento, segundo a educadora. Ela disse ainda que o valor repassado pela Prefeitura em razão do chamamento público só é suficiente para pagar o aluguel do espaço e o salário dela como professora. “Mesmo com todas as adversidades, nossas alunas vão participar do Campeonato Estadual e do Nacional de Ginástica”, pontuou.
Sensibilizados com as dificuldades enfrentadas pela educadora, os vereadores visitaram o Centro Comunitário do Jardim Boa Vista para conhecer o espaço e pensar em alternativas de levar as aulas da AGL de volta para o local. Eles visitaram o ginásio e o espaço ao redor e identificaram um imóvel, aparentemente desocupado, que poderia abrigar os equipamentos da Associação de forma confortável. Os vereadores pretendem questionar o Executivo sobre o espaço na próxima reunião do colegiado.
Fazem parte da Comissão de Esporte, Cultura e Turismo: Guilherme Guido (PL), presidente; Costa Junior (Podemos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (PP), secretário.
É de competência deste colegiado opinar sobre proposições, promover debates, seminários e ações educativas que visem a identificar problemas e propor soluções para o fortalecimento e a melhoria das políticas públicas locais nas áreas de esporte, lazer, cultura e turismo, além de fiscalizar, acompanhar e avaliar a efetividade de programas governamentais, estudar e propor políticas públicas aptas a proporcionar melhoria de qualidade de vida aos munícipes e bem-estar nessas áreas.