
O segundo dia das Oficinas Comunitárias para a Revisão do Plano Diretor Territorial-Ambiental de Limeira foi realizado ontem (7), em dois locais: no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC) e na Emeief Nestor Martins Lino, localizada na Vila Camargo. A secretária de Urbanismo, Ana Cristina Machado, abriu os encontros e ressaltou a importância da participação popular no processo, destacando a oportunidade de contribuir com soluções para os desafios da cidade na próxima década.
Dando sequência à dinâmica adotada pela Tese Tecnologia, Arquitetura, Urbanismo e Cultura – consultoria contratada pela Prefeitura de Limeira para executar o processo de Revisão – os participantes foram divididos em grupos. Cada grupo elencou deficiências, potencialidades e propostas para o município, de acordo com quatro eixos: Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural; Infraestrutura, Serviços Públicos e Equipamentos Socioculturais; Desenvolvimento Econômico; e Uso e Ocupação do Solo.
Propostas semelhantes surgiram nas duas oficinas, incluindo a melhoria de conexão entre as rodovias e as áreas urbana e rural; a requalificação de áreas vazias, especialmente as ocupadas por antigas indústrias; o incentivo ao uso de energia limpa, como a solar; apoio à agricultura familiar; e a melhoria do transporte público para acompanhar a expansão da cidade.
Na oficina do NAC, no período da manhã, algumas propostas se destacaram, como: ampliar o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) para intensificar a segurança nos bairros e em prédios públicos; iniciar um plano de emergência climática; mapear áreas contaminadas; instituir o “passe livre” no transporte público; instalar um hospital municipal; requalificar o “baixo Centro”; criar parques lineares, aproveitando área ao longo do Ribeirão Tatu e da linha férrea; e aprimorar a legislação para restringir o parcelamento irregular do solo.
À noite, a oficina na Emeief Nestor Martins Lino contou com a presença dos vereadores Guilherme Guido e Márcio do Estacionamento, além de moradores e de servidores da prefeitura. No setor ambiental, surgiram propostas para criar uma nova usina de reciclagem de lixo e para revisar o plano de macrodrenagem. Já na área de transportes, os participantes sugeriram buscar parcerias com os governos estadual e federal para a implementação do trem intercidades e do trem de alta velocidade.
Quanto ao uso e ocupação do solo, uma das sugestões foi regularizar construções irregulares (com apoio de profissionais especializados) e autorizar a criação de chácaras de recreio, desde que em áreas apropriadas. Outros pontos discutidos trataram do tombamento no Morro Azul; a implantação de playground e trailers de alimentação para revitalizar as praças públicas; ações de abairramento; e a construção de um pórtico na entrada da cidade.
A diretora de Planejamento Territorial da Secretaria de Urbanismo, Michelle Maria Bais, avaliou de forma positiva o segundo dia de Oficinas Comunitárias, destacando tanto o volume significativo de propostas quanto a qualidade e criatividade das soluções apresentadas pela comunidade.
Na manhã desta quinta-feira (8), a Oficina Comunitária ocorreu na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FICA). Às 19h, o encontro será na Igreja de Confissão Luterana, na Via Martim Lutero (LIM 253), quilômetro 3 – Bairro dos Pires.
COMO PARTICIPAR
Organizadas pela Secretaria de Urbanismo, as Oficinas são abertas a toda população. Para participar, não é necessário fazer inscrição, basta comparecer aos locais agendados. A Secretaria de Comunicação Social fará a transmissão ao vivo das oficinas pelo canal da Prefeitura de Limeira no YouTube, o endereço é: https://www.youtube.com/@PrefLimeira. A população também pode contribuir com o processo de revisão por meio do preenchimento de um questionário disponível no site da prefeitura, pelo link: https://tinyurl.com/2armwexa
A Equipe Técnica do Município e a Comissão de Acompanhamento da Revisão, integrada por representantes da Sociedade Civil e servidores da Administração Municipal, também faz o acompanhamento do processo. A Secretaria de Urbanismo – que supervisiona todo o processo – disponibiliza as informações levantadas até o momento. Basta acessar o site: https://www.limeira.sp.gov.br/plano-diretor