A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na manhã desta quinta-feira (8), no Teatro Nair Bello, encontro formativo com coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino. A palestra “Prevenção à Violência” foi ministrada pela professora Isabela Bozzini, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A professora Adriana Ijano Motta apresentou o relato de prática do “Clube de Valentes”, implementado na Emeief Profª. Maria Apparecida de Luca Moore.
A iniciativa integra o programa Maria da Penha nas Escolas e tem como intuito mobilizar a comunidade escolar na prevenção e combate à violência, em especial à que ocorre contra a mulher. A ação atende a Lei Federal 14.164/2021 e Lei Municipal 6.570/2021, que asseguram o debate sobre a Lei Maria da Penha no ambiente escolar.
Integraram a mesa de abertura do evento o vice-prefeito Fabiano D’Andréa, o secretário Antônio Montesano Neto, a diretora pedagógica Helenice Magalhães, o gcm Edilson e a vereadora Mariana Calsa. A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Luciana Félix, o presidente do Ceprosom, Dimas Francisco Peruzza, o secretário interino de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Marcelo Bueno, e o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, estiveram presentes no evento.
Luciana frisou a importância de dialogar sobre a violência contra a mulher. “A conscientização precisa começar desde cedo. Trazer esse debate para dentro das escolas é um passo essencial para formarmos cidadãos mais empáticos e preparados para transformar a realidade ao nosso redor”, disse. O vice-prefeito destacou o papel da escola na construção de uma sociedade mais justa e segura. “Investir na formação dos nossos educadores para prevenir a violência é investir no futuro das nossas crianças”, afirmou.