Comissão terá 60 dias para investigar responsabilidades e propor medidas de controle
A Prefeitura de Limeira determinou, por meio da Portaria nº 868/2025, a abertura de uma sindicância no Centro Infantil Lucília Ramos da Silva Foster para apurar o desaparecimento de diversos bens públicos vinculados à Secretaria Municipal de Educação.
A medida foi motivada pelo Processo Administrativo nº 653/2025 e por registros de boletins de ocorrência lavrados no 1º Distrito Policial de Limeira, que relatam o sumiço de itens como:
2 ventiladores oscilantes (um de parede e outro de coluna);
1 liquidificador industrial;
1 espremedor de frutas;
5 caixas de som com número de patrimônio;
Esses bens faziam parte do inventário oficial da unidade e, segundo a documentação, foram dados como desaparecidos entre os dias 3 e 8 de janeiro de 2025.
Comissão será responsável por apurar falhas e responsabilidades
A Comissão Permanente de Sindicância, composta por três servidores municipais — incluindo procurador jurídico, agente de desenvolvimento educacional e diretora de escola — será responsável por investigar não apenas o furto, mas também possíveis falhas administrativas, vulnerabilidades nos controles internos e eventual negligência por parte de servidores.
Além dos membros titulares, a portaria designa suplentes para atuarem em caso de impedimentos e autoriza a comissão a se comunicar diretamente com outros setores da administração pública durante o andamento do processo.
A comissão está sediada na Secretaria Municipal de Educação e terá um prazo inicial de 60 dias para a conclusão da apuração, com possibilidade de prorrogação caso seja necessário garantir o pleno esclarecimento dos fatos.
Compromisso com a transparência e zelo com o patrimônio público
A abertura dessa sindicância no Centro Infantil Lucília Ramos reforça o compromisso da atual gestão com a transparência, responsabilidade administrativa e proteção do patrimônio público municipal. Medidas como essa visam prevenir novas perdas, fortalecer os processos de controle e promover mais segurança no ambiente escolar.