WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Opa, como posso ajudar? 😉
25.5 C
Limeira
28/04/2025

Da apreensão à destruição: entenda o processo de incineração de drogas

- Publicidade -spot_imgspot_img
-Publicidade -spot_imgspot_img


As toneladas de entorpecentes apreendidas no estado de São Paulo possuem um mesmo destino final: a incineração. Com exceção das drogas líquidas, como o lança-perfume, por exemplo, todo entorpecente passa por um trâmite até chegar na queima do material, feita mediante uma autorização judicial.

As drogas apreendidas pelos policiais são encaminhadas ao Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), onde passam por um protocolo de entrada no prédio e seguem, obrigatoriamente, para a sala de pesagem. 

Depois de ser fotografado, lacrado e pesado, o entorpecente é levado ao Instituto de Criminalística para ser periciado. O material permanece custodiado até sair o aval da Justiça para que possa ser incinerado. Por questões de segurança, o processo deve ser realizado dentro do menor tempo possível.

“A incineração das drogas é um processo importante para afastar o risco do entorpecente sofrer algum desvio ou ainda aguçar a criatividade de traficantes para tentar um resgate e o consequente retorno do material ao mercado”, disse o doutor Carlos Castiglioni, diretor do Denarc.

As drogas apreendidas pelos policiais são encaminhadas ao Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). Foto: SSP

10 toneladas de drogas incineradas no ano

Após a autorização judicial, a carga com os entorpecentes segue sob forte escolta policial para um forno industrial, onde é feito o processo de incineração. Todo o trâmite acontece sob supervisão do Ministério Público, Vigilância Sanitária e Instituto de Criminalística.

Nesta sexta-feira (25), 2,3 toneladas de drogas foram incineradas em um serviço de coleta de lixo localizado na cidade de Mauá, na Grande São Paulo. Em média, são realizadas duas incinerações de drogas por mês no estado.

No primeiro trimestre deste ano, 10,4 toneladas de drogas foram destruídas. Nos últimos dois anos, 51,7 toneladas de entorpecentes passaram por esse processo.

As drogas que são recolhidas no estado líquido também seguem um trâmite legal e passam por um tratamento em recipientes adequados para evitar a contaminação em esgotos.

Em 2024, o trabalho das Polícias Civil e Militar apreendeu 208,7 toneladas de drogas no estado de São Paulo.

Após autorização judicial, carga com os entorpecentes segue sob forte escolta policial para um forno industrial, onde é feito o processo de incineração. Foto: SSP



Informações GOV.SP

- PUBLICIDADE -spot_imgspot_img
Veja também...
- Publicidade -spot_img
LOCAL
- Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Descubra mais sobre Guia Limeira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading