A participação de estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais na Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, já é tradição. O evento faz parte do calendário acadêmico de unidades do Centro Paula Souza (CPS) que oferecem cursos técnicos e superiores de tecnologia voltados à produção agropecuária e contribuem para o desenvolvimento do setor.
A 30ª edição da Agrishow começa na próxima segunda-feira (28) e segue até sexta, 2 de maio, em Ribeirão Preto. Com o tema O Futuro do Agro de A a Z, a proposta da Agrishow 2025 é servir de palco para as últimas tendências e tecnologias que moldarão o setor.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP apresenta pacote de ações previstas na Agrishow 2025
Entre as novidades deste ano está a participação de representantes do CPS no estande do Sistema Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), que contará com a presença de diversas autoridades e lideranças do agronegócio, além de visitantes da feira.
“Será um espaço para apresentarmos a instituição e a abrangência da Educação Profissional e Tecnológica que oferecemos tanto na área do agronegócio como nos demais setores produtivos. Trata-se de uma vitrine para mostrarmos nossa contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, afirma o diretor-superintendente do CPS, Clóvis Dias.
No local, os visitantes também poderão conhecer produtos desenvolvidos pelas cooperativas-escola das Etecs agrícolas, representadas pela Etec Profª Helcy Moreira Martins Aguiar (Cafelândia), Etec Dep. Paulo Ornellas Carvalho de Barros (Garça) e Etec Benedito Storani (Jundiaí).
Para Adriana Nunes, coordenadora de projetos do Grupo de Supervisão Escolar do CPS, a participação na feira evidencia o modelo de ensino inovador promovido pela instituição. “Incentivamos o protagonismo juvenil e a formação cidadã por meio da vivência cooperativista. Queremos mostrar como a educação profissional pode dialogar diretamente com o setor produtivo e contribuir para o fortalecimento do agronegócio paulista”, ressalta.
Participação dos estudantes
A previsão é de que mais de 750 estudantes das Etecs e Fatecs participem desta edição da Agrishow, durante os cinco dias de evento. Os jovens farão visitas técnicas para elaboração de pesquisas e relatórios sobre empresas, equipamentos, implementos e mercado, entre outras atividades.
“O evento representa uma oportunidade para os estudantes conhecerem as tendências e inovações tecnológicas para o agronegócio. Essa possibilidade de contato direto com empresas e profissionais que podem se tornar futuros parceiros ou empregadores é fundamental para o desenvolvimento profissional dos jovens”, avalia o vice-diretor-superintendente do CPS, Maycon Geres.
Um grupo de estudantes do curso superior de tecnologia em Desenvolvimento de Software Multiplataforma da Fatec Matão, por exemplo, lançará o aplicativo Calculadora do Agricultor. Sem necessidade de conexão com internet, a tecnologia auxilia o produtor rural em tarefas como planejamento de plantio, cálculo de insumos, distribuição de sementes e controle de custos, entre outras.
Entre as unidades com presença de alunos confirmada no evento estão as Etecs Sebastiana Augusta de Moraes (Andradina), Prof. Luiz Pires Barbosa (Cândido Mota), Pref. José Esteves (Cerqueira César), Profª Carmelina Barbosa (Dracena), Dr. Carolino da Motta e Silva (Espírito Santo do Pinhal), Prof. Armando José Farinazzo (Fernandópolis), Sylvio de Mattos Carvalho (Matão), Laurindo Alves de Queiroz (Miguelópolis), Augusto Tortolero Araújo (Paraguaçu Paulista), Dep. Francisco Franco (Rancharia); e as Fatecs Matão e Mococa.
Serviço
Agrishow 2025
Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto
Data: de 28 de abril a 2 de maio
Horário: das 8 às 18 horas
Ingressos e mais informações: agrishow.com.br