
A Secretaria de Saúde de Limeira iniciou uma ação de busca ativa para vacinar pessoas em situação de rua contra o vírus da influenza (gripe). O trabalho é executado pelo Consultório na Rua, que nesta terça-feira (15) esteve em uma área verde atrás do Ecoponto do Belinha Ometto. Pela manhã, a equipe do serviço, formada por um médico, uma enfermeira e uma assistente social, começou a aplicação das doses do imunizante. Logo, uma pequena aglomeração começou a se formar ao redor dos profissionais, que também ofereceram vacinas da tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e da dupla adulto (contra tétano e difteria). Em um dos atendimentos, houve coleta de material para o exame de identificação da tuberculose.
O local escolhido para a busca ativa abriga barracos ocupados por pessoas em situação de rua. Uma delas, A.P.O.L., de 42 anos, improvisou uma mesa para que os profissionais do Consultório de Rua preparassem as doses. A mulher afirmou que atuava como nutricionista no setor público, porém há 2 anos está em situação de rua. Enquanto recebia a vacina, ela elogiou a maneira acolhedora como é tratada pela equipe. “Esse trabalho é maravilhoso, porque as pessoas que vivem nas ruas não têm disposição para cuidar da própria saúde por causa das drogas”, salientou.
A enfermeira Rosemeire Tomazin informou que a ação já atendeu usuários do Centro POP e da Casa de Convivência – ao todo, foram aplicadas 60 doses da vacina contra gripe. A busca ativa seguirá nos próximos meses, considerando-se que pessoas em situação de rua integram o público-alvo da Campanha de Vacinação. “Esse é um programa vital, tendo em vista a situação de extrema vulnerabilidade dessas pessoas, que também têm direito de acesso à saúde”, frisou a enfermeira. A assistente social Sirlene Maria de Oliveira também acompanhou o trabalho.
Sobre a campanha
Nesta primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe, além das pessoas em situação de rua, o imunizante é destinado a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde, profissionais da educação, trabalhadores do transporte público e forças de segurança.
A vacina está disponível em 15 UBSs: Abílio Pedro, Aeroporto, Campo Belo, Cecap, Morro Azul, Nossa Senhora das Dores 1, Nossa Senhora das Dores 2, Nova Europa, Nova Limeira, Nova Suíça, Novo Horizonte, Planalto, Hipólito 1, Vista Alegre e Graminha, além do Ambulatório de Especialidades do Residencial Rubi. O horário de funcionamento das salas de vacinação é das 8h às 12h e das 13h às 16h. É necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.
Mais informações sobre a campanha, incluindo o endereço das 15 unidades participantes e do Ambulatório de Especialidades do Residencial Rubi estão disponíveis no site da prefeitura, pelo link: www.limeira.sp.gov.br/gripe