Na última quinta-feira, 10 de abril, a Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL) teve a honra de receber a cônsul geral da Alemanha, Martina Hackelberg, para uma programação especial que envolveu autoridades locais, representantes da entidade e importantes visitas institucionais. O encontro foi marcado por trocas culturais, fortalecimento de laços diplomáticos, entender sinergia e oportunidades em projetos e pela valorização da história da imigração alemã em Limeira.
A recepção aconteceu nas dependências da ACIL, com um café da manhã que reuniu autoridades municipais, incluindo o prefeito Murilo Félix, a primeira-dama, Luciana Félix, empresários e lideranças locais. A visita foi uma iniciativa do presidente da entidade, Dr. Valmir Martins. Na ocasião, foi realizada uma solenidade de apresentação sobre Limeira e sobre o trabalho da ACIL, com foco no papel estratégico da cidade no desenvolvimento regional e no potencial de parcerias internacionais.
Durante a cerimônia, Dr. Valmir destacou a relevância do momento: “Receber a cônsul Martina Hackelberg é motivo de orgulho para nossa entidade e para Limeira. É uma oportunidade de mostrar a força da nossa economia, do nosso setor empresarial e, principalmente, resgatar a profunda ligação histórica com a cultura alemã. Nosso objetivo é abrir caminhos para futuras colaborações que beneficiem nossa cidade e as empresas aqui instaladas, bem como explorar a oportunidade para novos investimentos”, afirmou o presidente da ACIL.
Em sua fala, a cônsul geral da Alemanha agradeceu a calorosa recepção e enfatizou o interesse em estreitar relações com cidades que preservam e valorizam o legado alemão, além de ressaltar o apoio às mulheres empreendedoras. Ao final do encontro na ACIL, houve troca de presentes entre a diplomata e Dr. Valmir Martins, com destaque para a entrega de três livros, do escritor limeirense, José Eduardo Heflinger Júnior, sobre a história dos imigrantes em Limeira — um gesto simbólico que emocionou a convidada.
A comitiva, composta por autoridades e representantes da ACIL, incluindo, o presidente Dr. Valmir Martins, a vice-presidente Rosi Luck, os diretores Francisco Gachet e Carolina Mecatti, a gerente executiva Fabiana Schiolin e a assessora da cônsul, Gesa Morfeld, seguiu para a empresa Dohler — referência alemã no setor industrial com presença consolidada em Limeira. A visita permitiu apresentar à cônsul os investimentos e a operação da multinacional na cidade.
Após a visita técnica, os integrantes participaram de um almoço com autoridades locais e, em seguida, seguiram para o bairro dos Pires, região com expressiva presença da comunidade de origem alemã. O roteiro incluiu visitas ao cemitério local, às igrejas luteranas que preservam a tradição religiosa da imigração e à escola EMEIEF Martin Lutero, onde a comitiva foi recebida com um café da tarde especial, em um gesto de carinho e hospitalidade, inclusive com quitutes da culinária alemã.
O encerramento da programação aconteceu no Festival da Semijoia, que está em sua 6ª edição e é considerado um dos maiores eventos do setor na região. Durante a visita, a cônsul conheceu diversas galerias expositoras, foi calorosamente homenageada com presentes pela comissão organizadora e recebeu o livro “A Capital da Joia”, que celebra a história e relevância de Limeira no segmento. Ela também percorreu a tenda principal do festival, onde conversou com lojistas e pôde conhecer de perto o potencial criativo e econômico da cidade na área de joias e semijoias.
A visita da cônsul geral, Martina Hackelberg à Limeira marca um importante capítulo nas relações institucionais da cidade com a Alemanha, promovendo o intercâmbio cultural, econômico e diplomático. A ACIL reafirma seu compromisso em ser ponte para oportunidades que promovam o desenvolvimento e a integração internacional.