O Governo de São Paulo, através do SP Pra Toda Obra, melhorou o sistema viário do estado com a conclusão de 544 obras pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pelas concessionárias, fiscalizadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), somando 6,7 mil km de melhorias entregues à população nos últimos dois anos, segundo levantamento da Agência SP.
A extensão supera a quilometragem de 5,4 mil km necessária para viajar “do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS)”, do Norte ao Sul do país. As intervenções nas rodovias de SP não apenas modernizam a malha viária, mas também impactam diretamente a vida de motoristas, moradores e trabalhadores.
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O governo paulista lançou o programa São Paulo Pra Toda Obra, maior ação de melhorias do sistema rodoviário da história do estado. O pacote reúne R$ 30 bilhões em investimentos em rodovias públicas e concedidas, entre intervenções entregues, em andamento e que devem começar em breve. São mais de 1.500 obras, com extensão de 22,3 mil km e 252 mil empregos criados.
O DER foi responsável pela entrega de 410 obras, totalizando R$ 7,5 bilhões em investimentos e 5,7 mil km de estradas modernizadas. Já as concessionárias realizaram 134 obras, com um investimento de R$ 2,6 bilhões, beneficiando 952 km de rodovias.
Entre as principais obras entregues está o Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, concluído em novembro de 2024. Com um investimento de R$ 3 bilhões, essa nova ligação entre São Sebastião e Caraguatatuba reduziu o tempo de deslocamento entre as cidades e trouxe mais fluidez ao tráfego, especialmente nos períodos de alta temporada.
Para Vinicius Rodrigues, morador de Bragança Paulista e usuário frequente da Rodovia dos Tamoios, essas mudanças fazem a diferença. “A ligação facilita o deslocamento e muda muita coisa. Eu tenho problema no joelho, então dirigir numa boa estrada faz diferença. Gasto menos tempo dentro do carro e aproveito mais a vida, além de gastar menos gasolina porque o tempo de deslocamento acaba sendo menor”, conta.

Outra obra de destaque foi o Binário de Santos, entregue em setembro de 2023. A intervenção, realizada junto a alça de acesso do Rabo do Dragão, em Cubatão, trouxe mais organização ao tráfego da região, separando a entrada de Santos do acesso ao Porto. Com investimento de R$ 418,8 milhões, a obra garantiu mais eficiência para o transporte de cargas e mais segurança para motoristas e pedestres.
A aguardada Perimetral de Itatiba, concluída em julho de 2024, é outro destaque. A obra, que custou R$ 167,9 milhões, é uma conexão essencial entre o Corredor Dom Pedro e o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, facilitando o deslocamento na região e impulsionando a economia local após uma espera de 40 anos pela sua conclusão.
SP pra Toda Obra
Com o novo programa São Paulo pra Toda Obra, o Estado leva benefícios reais aos moradores de todas as regiões, promovendo a modernização de rodovias estaduais — públicas e concedidas —, além de estradas vicinais. Este é o maior programa de infraestrutura viária da história do Estado, com um investimento que soma R$ 30 bilhões em obras entregues, em andamento e a iniciar, em rodovias públicas e concedidas.
A iniciativa, que deve ser ampliada, contempla 22,3 mil quilômetros — o equivalente a uma viagem de São Paulo até o Japão. As intervenções abrangem grandes rodovias, estradas estaduais, concedidas e vicinais. Pela primeira vez, mais de 1,5 mil obras públicas e privadas se complementam, impulsionando o desenvolvimento do Estado.
O impacto no mercado de trabalho também é expressivo: cerca de 250 mil empregos — um número superior à população de cidades médias do interior, como Araçatuba, que tem cerca de 200 mil habitantes. Além disso, o programa beneficia 8 em cada 10 municípios paulistas e alcança mais de 540 cidades.